Caxias do Sul

Dupla filma assalto a motorista em Caxias do Sul

Dupla filma assalto a motorista em Caxias do Sul

Um vídeo que está circulando em grupos de WhatsApp retrata com propriedade o avanço da insegurança e da ousadia de criminosos que buscam notoriedade subjulgando vítimas e documentando as ações criminosas. As imagens são de um assalto ocorrido neste mês, em Caxias do Sul, no distrito de Vila Seca, em que um jovem de 19 anos e um adolescente de 17 rendem um motorista e o ameaçam de morte enquanto registram a investida e caçoam do trabalhador.

No vídeo, Maxwelder Rodrigues da Silva, aparece segurando o celular e exibindo um revólver calibre 38. Na sequência, o ele passa a filmar o motorista que está rendido pelo adolescente. O menor, que também está armado, pede que o comparsa o filme e diz para a vítima que ela vai aparecer numa emissora de televisão.

Ao fundo, pode-se ouvir o GPS indicando que o veículo está a 500 metros da Rua Ângelo Balbinotti, em Vila Seca. O vídeo de 19 segundos encerra antes do equipamento de localização indicar mais detalhes do trajeto. A vítima não foi ferida. Silva e o adolescente fugiram.

O roubo aconteceu na sexta-feira (21) na Avenida Mário Lopes, próximo ao viaduto com a Rota do Sol, na Zona Norte. O trabalhador foi abordado pelos dois indivíduos, por volta das 14h, e obrigado a se deslocar até o interior da cidade.

Silva e o menor infrator foram identificados como os responsáveis pelas imagens depois de uma abordagem da Brigada Militar na noite de 22 de setembro, no loteamento Santo Antônio, na Zona Norte de Caxias. Por volta das 23h, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) recebeu uma denúncia anônima de que havia com Fiesta roubado no estacionamento de uma lancheria.

Brigadianos foram ao local denunciado e lá abordaram Silva, que estava com a chave do Fiesta, roubado em 19 de setembro em Farroupilha. No veículo, os PMs encontraram um revólver com as mesmas características do usado no assalto registrado em vídeo. O adolescente suspeito do ato infracional contra o motorista também estava na lancheria e foi apreendido. O menor confessou ter um revólver em sua casa, no bairro Cânyon. Lá, os policiais encontraram mais um revólver calibre 38.

Os dois foram levados à delegacia. Silva foi autuado em flagrante e o adolescente liberado após prestar depoimento.