Caxias do Sul

Cartório Eleitoral de Caxias inicia carregamento de mídias em urnas eletrônicas

Urnas são carregadas e testadas (Foto: Maicon Rech)
Urnas são carregadas e testadas (Foto: Maicon Rech)

O Cartório Eleitoral de Caxias do Sul iniciou na manhã desta sexta-feira (21), o carregamento de mídias das urnas eletrônicas, como o segundo passo de preparação dos equipamentos para o dia 7 de outubro. Ao todo são 1.088 sessões na cidade.

Urnas são carregadas e testadas (Foto: Maicon Rech)

Inicialmente, a carga com registros de fotos, sessões, postulantes aos cargos eletivos e votantes é inserida na urna. Após, é colocada a mídia de votação com dados da eleição. As urnas são lacradas até o dia da eleição, às 7h. A última mídia é a de resultado (pen drive).

De acordo com Marcelo Reginatto, chefe de cartório da 16ª zona eleitoral, este procedimento de carga deve demorar até seis dias para ser concluído. Além dos funcionários do local, cinco pessoas foram contratadas para auxiliarem no processo.

“Iniciamos a carga das urnas, que é passar todos os dados dos eleitores, candidatos e fotos, para as urnas eletrônicas. Cada uma das sessões é preparada individualmente. Esse procedimento, vamos levar em torno de cinco a seis dias para terminar ele no total. A urna depois é testada e lacrada, pronta para ser utilizada pelos eleitores”, diz.

Confira parte do carregamento de urnas

Sobre a segurança das urnas eletrônicas, Reginatto diz que as pessoas que não tem confiança total nos procedimentos adotados desconhecem o processo.

“Algumas pessoas não confiam totalmente na urna, mas creditamos isso a falta de informação de todo o processo que leva para se chegar a preparação da urna. Esse procedimento que estamos fazendo é publico, qualquer eleitor pode comparecer no cartório para verificar o que está sendo feito e da forma que está sendo feito. Existem vários procedimentos de segurança. O eleitor que tiver interesse em pesquisar a segurança da urna, sugiro que entre na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles têm uma parte específica sobre isso e podem pesquisar o que é feito e como é feito”, conclui.

O processo todo vai até o dia 28 de setembro.