Caxias do Sul

Campanha Celular e Trânsito: Uma Ligação Perigosa, é lançada em Caxias

Motoristas e pedestres foram abordados e receberam material educativo de prevenção ao uso do aparelho. Foto: Divulgação
Motoristas e pedestres foram abordados e receberam material educativo de prevenção ao uso do aparelho. Foto: Divulgação

A rua Sinimbu, em frente à Praça Dante Alighieri, foi o palco do lançamento da campanha Celular e Trânsito: Uma Ligação Perigosa, realizada nesta terça-feira (18/09). A iniciativa, liderada pela Escola Pública de Trânsito (EPT), da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul, envolveu cerca de mil pessoas, tanto condutores quanto pedestres que circulavam pelo Centro. Mais do que alertar que o celular não é compatível com uma direção e uma travessia segura, a campanha também aproximou os fiscais da comunidade em uma ação de conscientização e prevenção de acidentes.

Motoristas e pedestres foram abordados e receberam material educativo de prevenção ao uso do aparelho. Foto: Divulgação

Em uma fila, formada junto ao espaço destinado ao estacionamento de veículos, os condutores puderam parar por alguns minutos para receber orientações. Além dos agentes da EPT e da Fiscalização de Trânsito, participaram representantes de diversos Centros de Formação de Condutores (CFCs) da cidade. Foram entregues materiais com dicas em relação à prevenção ao uso do celular ao volante e uma lixeira para veículos alusiva à campanha, ambos com o propósito de reforçar a permanência do trabalho de conscientização.

Para o auxiliar administrativo Patrick Tavares, de 27 anos, o celular é um vilão quando ele está se locomovendo com a sua motocicleta. “Além de causar acidentes, acho que o celular atrapalha na fluidez do trânsito. Também vejo muito motorista que corta a frente de quem está de moto e que está no celular, distraído. Para o carro é só um arranhão, mas para o motociclista é um perigo muito grande”, conta.

E foi pensando nessas situações de perigo provocadas que a EPT planejou a campanha, segundo o gerente de Educação para o Trânsito da SMTTM, Joelson Queiroz. Nos próximos meses, os agentes de trânsito reforçarão as atividades de prevenção em outros pontos da cidade, tanto na área central como nos bairros, além de levar o assunto para dentro das salas de aula. Uma das pessoas abordadas foi a psicóloga Camila Lang. Ela elogiou a iniciativa e também pediu para levar o material da campanha para entregar aos amigos e familiares. “Espero que tenham mais ações assim, porque trabalhando constantemente fará com que as pessoas lembrem mais vezes do perigo de usar o celular no carro. Procuro deixar o aparelho na bolsa, longe dos olhos, se não a vontade de ver a cada notificação é grande”, relata.

A ação também focou nos pedestres. No cruzamento da Sinimbu com a Borges de Medeiros, por exemplo, era comum ver jovens com a atenção voltada ao telefone, de cabeça baixa, fazendo a travessia com as duas mãos no celular. Outros estavam com fones de ouvido, um acessório frequente, mas que também pode desviar a atenção no trânsito. “Notamos que os pedestres não estão preocupados com a sua segurança e isso reforça ainda mais a importância do trabalho. É fundamental que quem está a pé tenha atenção, use o seu fone de ouvido, olhe para o celular, mas sem se distrair e ficar vulnerável aos atropelamentos”, explica Queiroz, que lembra ainda que mais cinco ações como essa estão agendadas para a primeira quinzena de outubro.

Além das atividades com a comunidade, a SMTTM instalou uma placa de trânsito alusiva à campanha no pórtico da rua Sinimbu, quase na esquina com a Visconde de Pelotas. Uma próxima será fixada na rua Pinheiro Machado, na esquina com a Coronel Flores, no bairro São Pelegrino. Cartazes também foram produzidos e serão entregues em escolas, instituições e CFCs.

Semana Nacional do Trânsito

A largada da campanha Celular e Trânsito: Uma Ligação Perigosa marcou a abertura da Semana Nacional do Trânsito em Caxias do Sul. Outras ações estão previstas até a próxima terça-feira (25/09). Uma delas é uma iniciativa inédita de inclusão de pessoas com deficiência intelectual no dia a dia do trânsito. Em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruben Bento Alves, do bairro Santa Fé, 16 estudantes com deficiência intelectual serão acompanhados com apoio de professores e dos fiscais da EPT. Eles receberão orientações sobre equipamentos, como semáforos e placas, além dos cuidados com a atenção em cruzamentos e vias movimentadas e noções de deslocamento na área central da cidade. A atividade será realizada no Centro.

Além das ações nas ruas, a SMTTM abre as portas para a comunidade para capacitações. No dia 24 de setembro (segunda-feira), às 19h, os agentes organizam o curso Mecânica de Bigode. A formação será dividida em duas etapas: na primeira, eles acompanham uma palestra com orientações teóricas de procedimentos a serem realizados no veículo em caso de problemas. Em seguida, partem para a prática, simulando uma troca de pneus e tirando outras dúvidas sobre o tema. A atividade será ministrada por fiscais e um mecânico da SMTTM.

Confira outras ações.

Dicas

:: Se precisar pegar o celular para conferir a última ligação ou a notificação mais recente na tela do aparelho, estacione o veículo;

:: Mesmo com o veículo parado em semáforos ou pedágios, a utilização do celular não é permitida;

:: Programe o seu celular para enviar uma mensagem automática para quem ligar enquanto estiver dirigindo;

:: Acesse o GPS ou os aplicativos de informações sobre o trânsito com o carro parado antes de iniciar o trajeto;

:: Para os pedestres, escrever mensagens de texto e o uso de fones de ouvido aumentam o risco de atropelamento. Atenção redobrada ao atravessar a rua, principalmente em cruzamentos;

:: Lembre-se: a vida passa pelo trânsito. Conecte a sua atenção no que realmente importa.