Caxias do Sul

Prefeitura vai abrir sindicância para apurar falta de pediatras no PA 24H

Dois médicos não foram trabalhar neste domingo (16). Foto: RSCOM
Dois médicos não foram trabalhar neste domingo (16). Foto: RSCOM


A Secretaria de Saúde de Caxias divulgou no final da tarde desta segunda-feira (17), que abrirá sindicância para apurar a falta injustificada de dois médicos pediatras que estavam escalados para trabalhar no plantão diurno do Pronto Atendimento 24H (PA 24H) no último domingo (16/09). A escala do mês de setembro do PA 24H foi apresentada ainda no dia 03/09, com a quantidade de médicos necessária para cobrir todos os plantões até 30/09.

 

to
Dois médicos não foram trabalhar neste domingo (16). Foto: RSCOM

De acordo com a secretaria os profissionais estão escalados em número suficiente para atender a população, em tempo integral, tanto no setor pediátrico, quanto no de assistência aos adultos. Apesar da ausência dos pediatras no PA 24H, as crianças não ficaram desassistidas, pois imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H) foi acionada para absorver a demanda.

“Contávamos com os servidores, já que estavam escalados e cientes de seu compromisso, mas eles não se apresentaram para o trabalho, não avisaram com a devida antecedência que não viriam, para que pudéssemos substituí-los e, até momento, não apresentaram justificativa para a ausência. Diante desta falta de comprometimento, será aberta uma sindicância para apurar o fatos e responsabilizar aqueles que não estão cumprindo com seu dever”, afirma o secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior.

Desde 03 de setembro, os plantões no PA 24H foram organizados em escalas de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, no mínimo, para priorizar um número maior de servidores nos horários de alta demanda por atendimento. A secretária municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Vangelisa Lorandi, reforça que esta nova proposta de trabalho foi apresentada depois de diversos estudos feitos por técnicos da SMRHL e SMS. Com esta reorganização, não faltam profissionais no PA 24H. Ao contrário, até sobram servidores.

“Com o novo modelo de escala para os plantões, verificamos que sobram cerca de 50 profissionais no serviço de urgência e emergência, entre médicos, equipe de enfermagem e outras categorias. Oportunamente, eles serão direcionados a outros serviços da rede de saúde que têm necessidade de pessoal. As horas extras continuam sendo concedidas aos profissionais do PA 24H quando há necessidade, dentro da legalidade, com base no que estabelece o Estatuto do Servidor”, afirma Vangelisa. Segunda ela, há possibilidade de flexibilizar a escala de serviço desde que a solicitação seja feita antecipadamente, com tempo hábil para providenciar uma substituição e garantir o atendimento à população.

Com base nessa escala de trabalho (12h por 36h de descanso) o usuário deve ter à disposição, nos fins de semana, três médicos clínicos gerais, dois pediatras, um rotineiro (médico que monitora os pacientes que estão em observação) e um psiquiatra de dia; além de dois clínicos e dois pediatras à noite. De segunda a sexta-feira há quatro clínicos gerais, dois pediatras, um rotineiro e um psiquiatra de dia, mais dois clínicos e dois pediatras à noite. “As escalas com os nomes dos profissionais, dia e horário do plantão, estão disponíveis na recepção do PA e no site da prefeitura para que o cidadão possa ter conhecimento. Se algum médico faltar, pedimos que a população também faça sua reclamação via Alô, Caxias (156) ou Ouvidoria da SMS. Estamos fazendo o possível para atender os usuários cada vez melhor”, declara Vangelisa. A Ouvidoria fica no prédio do PA, no térreo, e atende pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3290.4446.