Caxias do Sul

Reintegração de posse retira cerca de 20 famílias de área invadida em Caxias

Reintegração de posse retira cerca de 20 famílias de área invadida em Caxias

O cumprimento de uma ordem de reintegração de posse na região do loteamento Vila Verde II, retira cerca de 20 famílias de uma área invadida em Caxias do Sul. A ação, que conta com 30 policiais da Brigada Militar (BM), funcionários da Rio Grande Energia (RGE) e ambulâncias municipais, teve início por volta das 7h desta quarta-feira (12).

De acordo com o advogado representante dos proprietários da área, a ação tramita na Justiça a cerca de uma década. Segundo ele, a invasão começou pequena, mas se estendeu para até 150 famílias no passar dos anos.

“Foi aumentando em decorrência de um comércio irregular e chegou-se a 120, 150 famílias. Hoje, deve ter em torno de 20 famílias. Houve um trabalho de conscientização após determinação judicial onde os moradores foram avisados, notificados que haveria um cumprimento de mandado com antecedência, oportunizando que saíssem espontaneamente. 80% já atenderam. Hoje está sendo feito a reintegração de posse e dando suporte aos invasores para que retirem suas coisas e levem para o local que entenderem cabível”.

Confira imagens da reintegração de posse da área ocupada

A maioria dos residentes na área particular irá para casas de familiares. Até o momento, nenhum incidente foi registrado.

Conforme Pedro Borges Mota, 47, que morava a seis anos no local, os residentes já sabiam da reintegração. Todavia, acredita que os proprietários poderiam dar um tempo maior para que todas famílias conseguissem sair tranquilamente do loteamento.

“Já sabia da reintegração e que a família está saindo do local, esperando ajuda da família para não perder tudo. O que eu tinha estava aqui. Estou desempregado, estou sem chão. Vamos lutar de novo. Sei que de repente estávamos errados, mas eles poderiam dar um tempo a mais para nos recuperarmos e tirar as coisas”, salienta.

(Foto e vídeo: Ricardo de Souza)