Política

STF arquiva denúncia de racismo contra Jair Bolsonaro

STF arquiva denúncia de racismo contra Jair Bolsonaro

Por 3 votos a 2, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, na terça-feira (11), a denúncia de racismo contra o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro. Com a decisão, o caso será arquivado.

Em abril, o deputado federal foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por falas consideradas racistas durante uma palestra no Rio de Janeiro. Na ocasião, o presidenciável afirmou, após visita a uma comunidade quilombola, que o “afrodescendente mais leve pesava sete arrobas”.

A Primeira Turma do STF começou a julgar o caso no dia 28 de agosto, mas um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes fez com que o julgamento fosse interrompido. O voto do magistrado foi justamente o de desempate. O relator do processo, Marco Aurélio Mello, e o ministro Luiz Fux votaram por rejeitar a acusação. Já Luís Roberto Barroso e Rosa Weber foram favoráveis à abertura de uma ação penal.

Jair Bolsonaro é réu em duas ações no STF por injúria e incitação ao crime de estupro, no caso da deputada Maria do Rosário (PT-RS).