Opinião

O que esperar do Turismo e da Cultura no Brasil?

Foto Divulgação.
Foto Divulgação.

Ano de eleições. Tragédias anunciadas dizimando a cultura do país. E o que nós podemos esperar da área do Turismo e da Cultura no Brasil?

Infelizmente uma boa parcela da administração governamental do Brasil não encara a Cultura e o Turismo como algo sério, que pode qualificar, gerar emprego e renda para os cidadãos.

Uma lástima pensar que as próximas gerações estarão impedidas de conhecer grande parte da cultura que foi reduzida as cinzas no último domingo. Quer dizer, não precisamos pensar só nas próximas gerações, muitas pessoas não conheceram o local deste desastre e talvez não conheçam nem os locais culturais da sua região.

Então, o raciocínio que proponho é o seguinte: para que possamos cobrar da administração pública seja ela municipal, estadual ou federal, precisamos, primeiro, nos sensibilizar e valorizar a nossa cultura, começando pela nossa cidade!

Para que todo o conteúdo que este blog oferece (colocando em pauta a importância do Turismo e da Cultura para o desenvolvimento regional) funcione na prática, é necessário haver a sensibilização da comunidade. Quando isso for um fato, quando o cidadão se apropriar de sua cultura, a voz para pleitear algo junto ao poder público terá muito mais força!

Certo que houve negligência no terrível episódio do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Verbas cada vez mais escassas, governantes que não valorizavam aquele prédio histórico e seu conteúdo (nas notícias divulgadas pela mídia a informação é de que o último Presidente da República que esteve no museu foi Juscelino Kubitschek). E além disso, é provável que muitos moradores das redondezas do Museu Nacional tenham passado na frente e nunca tenham entrado.

Então, como turismóloga, penso que o caminho ideal é que a população esteja cada vez mais engajada nas ações culturais e turísticas da sua região, para que a cobrança de atitudes governamentais seja efetiva e constante, não acontecendo apenas após uma grande tragédia.