Caxias do Sul

CDL projeta crescimento de 3,5% nas vendas de Dia dos Namorados, em Caxias

CDL projeta crescimento de 3,5% nas vendas de Dia dos Namorados, em Caxias

 

A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de que as vendas do Dia dos Namorados tenham um incremento de 3,5%, neste ano na comparação com 2016, em Caxias do Sul. A projeção poderia ser melhor mas em virtude do momento econômico do país os comerciantes estão cautelosos.

Expectativas da CDL são baixas para o Dia dos Namorados em 2017. Foto: Ricardo Augusto de Souza

O presidente da CDL Caxias, Ivonei Pioner destaca que o público jovem principal responsável por movimentar o comércio na data foi um dos que mais sentiu os impactos da crise, e por isso as expectativas não são das mais otimistas.

“O grande motivador dessas vendas mais baixas, é porque o Dia dos Namorados é o público jovem que movimenta, e esse público sofreu demais com a crise. Perderam a capacidade de compra de renda e muitos perderam o emprego, por isso esse Dia dos Namorados de 2017 será desafiador”, explica.

Pioner aposta na criatividade dos comerciantes para driblar o momento difícil. Ele também acredita que mesmo com os escândalos de corrupção que afetam o Brasil, a economia deverá retomar o crescimento.

“A inadimplência está diminuindo, o poder de endividamento das famílias brasileiras está diminuindo. As pessoas estão buscando essa situação de menos endividamento, e mantiveram uma retração de consumo. E com um cenário assim difícil, as pessoas ficam medo de perder o emprego e assumir compromissos futuros prejudicando o varejo e comércio. Mas quando nós estivermos num ambiente um pouco mais favorável, com certeza as famílias voltarão a consumir por terem o poder para fazê-lo, são não o fazem agora pois o cenário assusta”, destaca.

A CDL projeta que os namorados gastem em média R$ 90,00 com presentes.