Cultura

Índios Caingangues realizam manifestação em frente ao MPF em Bento

Índios buscam regularização do terreno onde estão localizados (Foto: Bruno  Mezzomo)
Índios buscam regularização do terreno onde estão localizados (Foto: Bruno Mezzomo)
Manifestação foi na tarde desta quarta (Foto: Bruno Mezzomo)

Ao menos 18 famílias indígenas residem em Bento Gonçalves há quase dois anos em um terreno baldio cedido pela Prefeitura no bairro São Roque.Os índios se reuniram na tarde desta quarta-feira (29) no Ministério Público Federal para solicitar com o promotor Alexandre Schneider um documento para regularizar a área onde eles estão instalados.

Enquanto o chefe Nelinho de Paula, estava reunido com a promotoria, as crianças e adolescentes indígenas se apresentavam em frente ao MPF, como uma forma de manifestação.

Índios buscam regularização do terreno onde estão localizados (Foto: Bruno Mezzomo)

Nelinho Paulo conta que os índios gostam de viver livres e os espaços, hoje destinados às reservas ou cedidos pelos poderes instituídos, não respondem a essa necessidade. “Nós temos que ficar, mas gostaríamos de viver num lugar espaçoso”, expõe. Outro problema pontuado por Nelinho é a dificuldade de preservar a cultura em meio às cidades. A caça, por exemplo, é impraticável. “Eu gostaria de caçar, mas se eu fizer isso sou preso”, lamenta.

O líder Caingangue conta que sem a regularização do terreno onde atualmente residem não estão recebendo recursos da Fundação Nacional Do índio (Funai) e que vivem em situação precária, apenas com lonas e abastecimento de energia elétrica que são doados pela prefeitura.

Leouve fez uma transmissão ao vivo do local