Futebol

Grêmio vence nos acréscimos e elimina Estudiantes nos pênaltis

Grêmio vence nos acréscimos e elimina Estudiantes nos pênaltis
Na próxima fase da competição a equipe enfrenta o Atlético Tucumán (Foto: Lucas Uebel, especial)

Em uma partida marcada pela emoção até o último segundo, o Grêmio venceu o Estudiantes, no segundo jogo das oitavas de final da Libertadores da América, nesta terça-feira, dia 29. Com muita garra e amplo domínio os donos da casa venceram no tempo normal pelo placar de 2 a 1 com um gol aos 47 do segundo tempo e conseguiram levar a decisão para as penalidades.

O tricolor começou pressionando a equipe argentina e logo aos cinco minutos levou a Arena a loucura quando Everton, com qualidade, abriu o marcador ao encobrir o goleiro Andújar. Os argentinos responderam rapidamente, aos 8′, com Lucas Rodríguez, que empatou a partida. Durante a etapa inicial, os gremistas seguiram superiores, mas pararam na defesa adversária.

No intervalo, Renato promoveu sua primeira alteração, dando mais ofensividade ao time. Tirou Ramiro para colocar Alisson. O ritmo seguiu o mesmo, com o Grêmio se impondo na partida, mas o time argentino estava bem organizado defensivamente. Jael chegou a colocar uma bola na trave, que não entrou por detalhe.
As demais substituições foram feitas no decorrer do segundo tempo, com André e Pepê, ocupando os lugares de Léo Moura e Jailson.

Nos últimos minutos, quando só os gremistas ainda acreditavam, nasceu o gol da virada, que levou a partida para os pênaltis. Aos 47′, Luan cobrou uma falta na cabeça de Alisson, que desviou para o gol. A bola bateu no travessão e morreu no fundo das redes.

Nas penalidades, o Grêmio venceu o Estudiantes por 5 a 3 e com o resultado, segue para a próxima fase da competição quando enfrenta o Atlético Tucumán.

Primeiro Tempo
O Grêmio já chegou bem nos primeiros segundos, com Léo Moura fazendo um bom lançamento na esquerda para Cortez, mas ao cruzar, o lateral mandou na marcação. Outra oportunidade criada pelo Tricolor surgiu aos 3 minutos, em uma cobrança de falta da esquerda. Luan colocou na área, mas Andújar saiu do gol para fazer a defesa.

O Estudiantes buscou responder logo em seguida com Facundo, que da intermediária, mandou direto a meta gremista, mas para fora, sem nenhum perigo. Aos cinco minutos de bola rolando, a Arena foi a loucura quando Everton, com qualidade, abriu o marcador. A jogada iniciou com Maicon, que deu um passe para Jael. O centroavante, com muita técnica lançou Everton, que dentro da área recebeu e encobriu Andújar.

Mas os argentinos responderam na sequência, aos oito minutos. Depois de uma sequência de falhas da defesa tricolor, Lucas Rodríguez avançou com a bola e chutou cruzado. Marcelo Grohe ainda tocou nela, mas não conseguiu deslocar suficiente. O Grêmio trabalhou novamente pela esquerda, com Everton recebendo passe e tentando o cruzamento na área, mas a defesa conseguiu o corte. No lance seguinte, uma falta para os gremistas da extrema esquerda. Luan colocou no primeiro poste, houve o desvio e a defensiva conseguiu o corte.

Aos 19′, Everton recebeu na direita, foi a linha de fundo e deslocou a marcação, finalizando, mas o arqueiro argentino segurou firme o chute do atacante. Já com 25′, Everton foi acionado por Cortez na esquerda, saiu em velocidade, foi a linha de fundo e tentou o cruzamento, mas a zaga cortou. A bola voltou ao atacante, que dominou, puxou pro meio e arriscou, mas mandou por sobre a meta.

Outra chance surgiu após um bom trabalho de troca de passes. A bola chegou a Luan, que da intermediária direita cruzou na área, mas Andújar fez a defesa. Aos 28′, o Grêmio teve uma falta frontal a seu favor, em que Jael cobrou na barreira. A bola voltou para o centroavante, que serviu Maicon. O capitão chutou, a bola bateu na zaga e saiu a linha de fundo. Em seguida, Ramiro deu um passe para Luan; o camisa 7 fez o cruzamento, mas a defesa argentina, mais uma vez, cortou.

Outra grande jogada gremista nasceu com Léo Moura, que foi cortando em velocidade da direita para o meio, avistou Cortez e fez o cruzamento. O lateral recebeu, mas carimbou a marcação, conseguindo escanteio. Luan colocou no primeiro poste, Andújar subiu e ficou com a bola.

Pela meia direita, o Grêmio fez uma jogada ensaiada. Maicon levantou no segundo poste, Geromel desviou para dentro da área e Kannemann tentou o giro com a bola dominada, mas ela saiu a linha de fundo, aos 33 minutos. Os argentinos tentaram chegar com Erquiaga no minuto seguinte, pela esquerda, mas Marcelo Grohe fez a defesa com tranquilidade.

Com 37 minutos, Léo Moura fez um cruzamento da direita, mas o goleiro fez a defesa, sem rebote. Em uma nova chance, Maicon deu um passe procurando Ramiro, que de cabeça colocou para o meio da área, mas novamente a zaga adversária ficou com a bola. Na reta final da partida, aos 41′, o Tricolor teve uma nova cobrança de escanteio. Everton colocou no primeiro poste, houve desvio, a bola chegou a Luan, que pegou de primeira, mas Andújar conseguiu salvar.

Segundo Tempo
O Grêmio voltou a campo com a seguinte alteração: entrou Alisson, saiu Ramiro. Já em sua primeira chegada ao ataque, o Tricolor sofreu uma falta na intermediária, pela esquerda. A bola foi colocada em curva, mas a defesa cortou. Os argentinos também tiveram chance com falta na sequência. A bola foi colocada no primeiro poste, Sánchez desviou e Grohe defendeu.

Logo aos seis minutos, Jailson e Alisson tabelaram na entrada da área, a bola sobrou a Jael, que não conseguiu a sequência na jogada. Com perigo, o Tricolor chegou com uma bola alçada na área, Jael desviou de cabeça, mas Andújar conseguiu segurar. Em seguida, Léo Moura, da direita, cruzou na marca penal, mas Everton e Luan não se entenderam e a defesa cortou.

Na sequência, aos nove, Jael recebeu um cruzamento do lateral direito, tentou a finalização de primeira, de bicicleta, mas estava bem marcado. De longa distância, o centroavante aproveitou uma falha da defesa, passou por dois marcadores e chutou, mas mandou por sobre a meta adversária. Depois de uma cobrança lateral, de pé em pé, a bola chegou a Jailson, que do meio arriscou, mandando no ângulo de Andújar, mas o arqueiro defendeu, espalmando a escanteio. Na cobrança, a bola foi alçada na área, mas mais uma vez o goleiro segurou, com 12 minutos.

Outra cobrança de falta foi feita com perigo por Jael, que mandou uma bomba, a bola desviou e passou raspando a trave da meta de Andújar. O Grêmio chegava pela direita com Alisson, quando Campi cometeu falta forte sobre o atacante. Na cobrança, há dois passos da grande área, o atacante colocou no primeiro poste, mas a zaga cortou. Na sobra, Maicon alçou na área novamente, mas a bola sobrou para o goleiro argentino, aos 21′.

Depois de uma troca de passes pela esquerda, a bola foi invertida e chegou a Alisson, que invadiu a área e chutou, mas zaga cortou. Substituição: Saiu Léo Moura, entrou André, aos 24 minutos. Pouco mais de três minutos, com 27′, a melhor chance gremista na etapa. Alisson fez uma jogada pela direita e cruzou na área para Jael, que recebeu, dominou e finalizou. A bola desviou e bateu na trave, saindo a escanteio. Em uma tabela muito bem feita, a bola sobrou para Luan, que chutou, mas bateu fraco, facilitando a defesa de Andújar. Substituição: Saiu Jailson, entrou Pepê, aos 33 minutos.

Pepê recebeu um baita lançamento de Everton na direita e cruzou, mas a zaga cortou a escanteio. Na cobrança, a bola foi colocada na área e Geromel mandou de cabeça. Em cima da linha, a defesa conseguiu interceptar a jogada. Já na reta final da partida, Jael sofreu uma falta na intermediária, próximo a meia-lua da grande área. Na cobrança, aos 42′, Jael chutou rasteiro, desviou e saiu a linha de fundo. Tiro de meta.

O Grêmio pressionou muito nos minutos finais, mas não conseguiu ser efetivo. Luan ainda arrematou da entrada da área, mas mandou muito alto. Foi nos últimos minutos, quando só os gremistas ainda acreditavam, que nasceu o gol da virada que levou a partida para os pênaltis. Aos 46′, Luan cobrou uma falta na cabeça de Alisson, que desviou para o gol. A bola bateu no travessão e morreu no fundo das redes.

Pênaltis:
A primeira cobrança foi feita por Maicon, que mandou no ângulo direito de Andújar.

Lucas Rodríguez cobrou para o Estudiantes e deslocou Marcelo, chutando de chapa no canto esquerdo.

Everton converteu a segunda penalidade, no canto direito do arqueiro argentino.
Campi cobrou para os adversários. Canhoto, isolou a cobrança.

A terceira cobrança foi feita por Jael. O centroavante deslocou Andújar e mandou com classe para o canto direito.

O zagueiro Noguera corou para o Estudiantes, marcando.

Alisson, autor do gol, chutou com categoria e mandou no canto direito.

Lugüercio converteu o pênalti, encostando no placar.

André cobrou o quinto pênalti, mandando no canto esquerdo do arqueiro argentino.
Grêmio classificado para as quartas de final da competição.

Clique na imagem para ampliar: