O prefeito Daniel Guerra assinou na tarde desta segunda-feira (27) o pacto de amizade entre Galópolis, distrito de Caxias do Sul, e Corbola, cidade italiana da região do Vêneto. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo e contou com a presença de diversas autoridades do Município e também de Corbola, como o prefeito Michele Domeneghetti. O pacto tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural, intelectual e econômico das duas comunidades, ligadas por semelhanças em sua colonização, trabalho, arquitetura e cinema.
Os prefeitos Daniel Guerra e Michele Domeneghetti, junto à Ivete Marchi, subprefeita de Galópolis, assinaram os documentos para formalizar o pacto, que contribuirá para o desenvolvimento de relações amigáveis entre as duas cidades e povos da Itália e do Brasil.
“Agradeço a hospitalidade, fiquei admirado com a maneira que vocês ainda preservam os costumes e a cultura dos antepassados. Espero que possamos desenvolver diversas atividades para estreitar esse pacto”, disse Domeneghetti. Já Daniel Guerra enfatizou as origens da cidade. “Hoje é dia de celebrar nossas raízes. Esse pacto é mais uma forma de perpetuar nossa história e nossos valores, tanto os daqui quanto os de Corbola”, sintetizou o prefeito de Caxias.
As ações do pacto tiveram início ainda em 2017, com a execução de um projeto entre estudantes de Galópolis e Corbola. Intitulado “O abraço dos jovens”, o projeto propõe que estudantes conheçam a própria comunidade e a história da imigração italiana por meio de desenhos, fotografias, redações, vídeos e poesias. A primeira parte envolveu as escolas de Galópolis de 2017 a 2018. Em Corbola, as atividades iniciaram este ano e se estenderão até março de 2019.Também fazem parte das propostas do pacto um curso de restauro a ser realizado na Itália, curso de língua italiana no segundo turno nas escolas de Galópolis e também para a terceira idade e cursos de gastronomia com chef italiano em Galópolis e Corbola, entre outras.
Secretários municipais e vereadores prestigiaram a solenidade, assim como o líder de governo, Chico Guerra, as soberanas de Galópolis e a primeira-dama de Corbola. Fazem parte da comissão do pacto da amizade Associação Piccola Itália de Caxias do Sul (Aspi), Associação dos Moradores de Galópolis (Amog), Instituto Hercules Galló, Clube de Mães e Paróquia de Galópolis, Associação Delta Polesine – Veneti e Polesani nel Mondo de Rovigo, Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e subprefeitura de Galópolis.
“Trata-se de um importante passo para a integração de Caxias do Sul, da cidade de Corbola e do distrito de Galópolis, com o intercâmbio cultural, social e de desenvolvimento econômico das regiões”, finalizou Emílio Andreazza, titular da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete).