Cidades

MobiCaxias: infraestrutura, turismo e atração de investimento são prioridades

(Foto: Felipe Padilha/Câmara de Vereadores/Divulgação)
(Foto: Felipe Padilha/Câmara de Vereadores/Divulgação)

O movimento Mobilização por Caxias deu mais um importante passo para pensar o futuro da cidade. Na quinta-feira (23), lideranças empresariais e representantes políticos se reuniram para encaminhar a realização de três projetos prioritários para a cidade. As propostas, na área de infraestrutura, turismo e atração de investimentos, foram apresentadas em um seminário no ano passado e agora serão colocadas em prática.

O presidente do movimento, Carlos Zignani, explica que o trabalho do grupo passa por identificar oportunidades para a cidade. Como o entendimento é de que as pretensões são ousadas e de a realização exige um trabalho contínuo, o desafio proposto é realizar o planejamento pensando como a economia da cidade deve estar em 2040. “Nós estamos buscando repensar Caxias e verificar as oportunidades que a cidade está perdendo e o que poderia estar sendo explorado, muitas vezes com pouco recursos. Caxias precisa trazer novos projetos para continuar crescendo. Então esse movimento visa encontrar a oportunidade de crescimento para a cidade”, explica.

O MobiCaxias surgiu em 2017, muito em função dos efeitos da crise econômica pela qual a cidade passou nos últimos anos. No encontro da quinta-feira, as entidades que se comprometeram em apoiar financeiramente foram apresentadas. Elas vão fazer parte do Conselho Mantenedor do MobiCaxias. Em um outro grupo, estão as instituições que se propuseram em apoiar o movimento com estrutura, aporte de recursos para eventos e também com inteligência. Essas estão listadas como entidades apoiadoras.

(Foto: Felipe Padilha/Câmara de Vereadores/Divulgação)

As prioridades

Entre os três projetos prioritários, o de maior urgência parece ser a questão da infraestrutura. Sem receber grandes investimentos no setor nos últimos anos, Caxias do Sul sofre hoje com a dependência do modal rodoviário e ainda assim encontra dificuldades na conservação das estradas que cercam a região. As principais reivindicações são a duplicação da ERS-122, entre Farroupilha e São Vendelino, e a duplicação da Rota do Sol, no trecho que liga Caxias ao Litoral Norte. Além disso, o grupo temático também vai analisar qual a melhor forma de avançar no projeto de construção do Aeroporto Regional de Vila Oliva e na modernização do Aeroporto Hugo Cantergiani.

No turismo, a proposta é privatizar a gestão do Parque da Festa Nacional da Uva e o grupo temático de atração de investimento vai trabalhar para a desburocratização e agilidade na abertura e fechamento de empresas, além de possíveis incentivos fiscais para investimentos inovadores.