A Guarda Municipal (GM), em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) da Secretaria Municipal da Educação (Smed), estão planejando ações específicas para a Escola Municipal Ilda Seben Barazzetti, visando ao diálogo e à não violência.
Nesta segunda-feira (20), servidores da GM precisaram agir em uma briga entre familiares de estudantes da instituição, que fica no bairro Santa Fé. Durante toda essa semana, agentes da GM permanecerão fazendo a guarda na entrada e na saída da escola.
A equipe foi à instituição para desenvolver ações preventivas e fazer a segurança da entrada, quando o conflito entre os familiares começou, na área externa da escola. Imediatamente, os guardas atuaram para conter os ânimos e imobilizar os envolvidos que estavam se agredindo. No momento em que um dos guardas imobilizou um homem, uma das envolvidas retirou a arma taser do colete do guarda e também deixou cair o canivete preso ao uniforme.
Prontamente, o agente retomou a arma e o canivete sem que os objetos chegassem a ser usados. Durante a briga generalizada, que envolveu, no mínimo, 10 pessoas, a diretora da escola também acabou sendo agredida por um dos familiares do estudante.
Os dois agentes da GM conseguiram controlar a situação e pediram reforço para conduzir todas as partes até a Delegacia de Polícia, onde foi registrado boletim de ocorrência do fato. A Cipave prestou apoio à diretora e fará uma escuta qualificada com as partes envolvidas. O desentendimento já era de conhecimento da GM e também da Polícia Civil, já que, ainda na sexta-feira (17), a diretora da escola tinha feito um boletim de ocorrência na Polícia Civil por ameaça de um pai, que também intimidou um outro estudante.
A Guarda Municipal reitera que a conduta dos servidores foi eficiente, já que a briga foi súbita e inesperada e ninguém se feriu gravemente na situação. A GM continuará prestando um serviço de excelência na segurança de toda a comunidade.