Caxias do Sul

Fundação Marcopolo entrega melhorias estruturais em escola municipal de Caxias

Fundação Marcopolo entrega melhorias estruturais em escola municipal de Caxias

Por meio de um projeto da Fundação Marcopolo, os 600 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosário de São Francisco, no bairro Rosário II, receberam melhorias no ambiente escolar. O ato simbólico de entrega das reformas ocorreu na manhã desta terça-feira (21), em Caxias do Sul.

Todo o telhado do prédio foi trocado, inclusive com a colocação de isolamento térmico. Em andamento, está a instalação da nova rede elétrica da instituição.

Conforme o diretor executivo da Fundação Marcopolo, Alberto Ruy Calcagnotto, a iniciativa vai melhorar o ensino, a convivência escolar e, claro, a estrutura do colégio.

“A gente está com um esforço grande para melhorar o estudo, a capacitação dos professores e trazendo os pais, alunos e comunidade para a escola. Foi necessário fazer essa intervenção estrutural porque realmente você não consegue fazer nenhum trabalho pedagógico interno se está chovendo na biblioteca, molhando os livros. Foi feito todo telhado novo e colocamos isolamento térmico. O Poder Público doou computadores para a escola só que não podiam ser utilizados porque a energia elétrica não suportava. Ligava os computadores, caia a energia da escola. Por isso a intervenção na parte elétrica. É muito recompensador. A gente fica triste em não poder fazer mais”, diz.

Tânia Spiandorello, diretora da escola Rosário de São Francisco, ressalta a importância da intervenção da Fundação para toda a comunidade. Além das obras estruturais, os alunos recebem oficiais de música, dança e cursos complementares.

“Momento de gratidão. Agradecer pela iniciativa de um órgão privado estar investindo na nossa educação. Os alunos mudaram de comportamento, a visão de mundo, de interesse. A Fundação Marcopolo está nos proporcionando muitas oficinas de jazz, ballet, LID e Metrologia, projeto de reciclagem de material escolar, enfim. É algo encantador a mudança que a gente teve até no comportamento da comunidade”, conclui.

Alunos do 5º ano fazem apresentação musical durante ato de entrega das melhorias na Escola Rosário de São Francisco

Projeto Escolas

O Projeto Escolas é desenvolvido desde 2003 e contempla uma escola a cada três anos realizando melhorias no ambiente escolar. Em 15 anos, mais 4.200 estudantes de oito escolas foram beneficiados com o projeto. A última instituição contemplada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marianinha de Queiróz.

Imagens: (Maicon Rech)