Futebol

Com gol de Everton, Grêmio vence o Corinthians fora de casa

Com gol de Everton, Grêmio vence o Corinthians fora de casa
Com o resultado positivo o tricolor ocupa a 3ª posição na tabela de classificação (Foto: Wesley Santos, especial)

O Grêmio venceu o Corinthians no início da noite deste sábado (18), jogando em São Paulo, pelo placar de 1 a 0. A partida foi válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Everton, marcado no início do segundo tempo, o tricolor somou mais três pontos na competição.

Na primeira etapa, o Grêmio foi superior, teve mais intensidade ofensiva, trocou bons passes e criou as melhores oportunidades, mas a bola não entrou. O Corinthians buscou responder, mas parou na boa marcação gremista, principalmente nas boas intervenções dos zagueiros Kanneman e Pedro Geromel.

No segundo tempo, logo aos nove minutos, o Grêmio aproveitou um contra-ataque rápido: Leonardo recuperou a bola na defesa, ela sobrou pra Jael que desviou de cabeça, a bola chegou para Luan que deu um passe milimétrico para Everton. O camisa 11 invadiu a área, ganhou da marcação e mandou para o fundo das redes com uma linda cavadinha no goleiro Walter.

Com o resultado, o tricolor permanece na zona de classificação da Libertadores da América, momentaneamente na terceira colocação.

O jogo
Primeiro tempo

Quem teve a primeira oportunidade, logo no minuto inicial, foi a equipe paulista. Após a cobrança de escanteio de Jadson na cabeça de Danilo Avelar, o goleiro gremista Bruno Grassi espalmou a bola, afastando o perigo. Na sequência do lance, Henrique fez um lançamento longo, mandando muito forte, direto pela linha de fundo, mas a bola passou muito perto.

O Grêmio tentou responder com Ramiro, que fez um cruzamento na área buscando Cortez, mas a zaga paulista cortou antes da bola chegar ao lateral. Minutos depois, aos 6, o lateral Fagner errou e Ramiro pegou a sobra cabeceando dentro da área. A bola acabou no meio do gol, facilitando a defesa de Walter. Três minutos após, foi a vez de Everton invadir a área e chutar forte, mas o goleiro adversário mais uma vez fez a defesa.

Mais uma chance gremista se desenhou aos 18 minutos, novamente com a participação de Ramiro, que chutou forte de fora da área, obrigando Walter a mandar mais uma vez a escanteio, numa bela defesa. Aos 24 minutos, depois de uma cobrança de falta, Everton colocou na área, a bola desviou na defesa e em Kannemann, chegando a Cortez, que finalizou, mandando para o fundo das redes, mas a arbitragem já tinha assinalado impedimento do lateral.

O Corinthians chegou novamente só aos 30 minutos, com um chute de longa distância, mas Bruno Grassi caiu para defender no meio do gol com tranquilidade. Os gaúchos voltaram a atacar aos 40’, Everton fez uma boa jogada individual, mas a defesa paulista interceptou e quatro minutos depois, Ramiro deu um bom passe para o atacante que recebeu e chutou, mas mandou por cima.

Segundo tempo
O Grêmio começou bem o segundo tempo e logo aos seis minutos, Cícero obrigou Walter a fazer uma difícil defesa, espalmando para escanteio. Na cobrança, a bola foi afastada pela defesa.

O gol dos gaúchos veio aos nove minutos, após uma boa jogada de velocidade pelo meio. No contra-ataque rápido, Leonardo recuperou a bola na defesa, ela sobrou pra Jael que desviou de cabeça e chegou até Luan que deu um passe milimétrico para Everton. O camisa 11 invadiu a área, ganhou da marcação e mandou para o fundo das redes com uma linda cavadinha no goleiro Walter.

O Corinthians respondeu aos 13’, com uma boa jogada na intermediária. Gabriel recebeu e tentou o cruzamento, mas a bola explodiu em Kannemann. Os paulistas pediram toque de mão do gremista, mas nada foi assinalado pela arbitragem que assinalou lance normal.

Dois minutos depois, os paulistas tentaram chegar com Pedrinho que arriscou um chute de longa distância. Bruno Grassi estava bem posicionado e fez a defesa. Na sequência o atacante Everton saiu em velocidade pela esquerda, passou pela marcação e foi parado por Walter.

Aos 31, o técnico Renato fez a primeira substituição no grêmio: saiu Ramiro, entrou Alisson. Cinco minutos depois, veio a segunda troca: saiu Jael e entrou Thaciano.

O Grêmio chegou com perigo mais uma vez aos 39’, e novamente com Everton, que limpou a marcação e chutou cruzado. Walter defendeu. Logo na sequência, Thaciano recebeu um passe nas costas de Henrique, chutou de primeira, cruzado, obrigando o goleiro paulista a fazer boa defesa sensacional.

A partida se encaminhava para o final e veio a terceira e última substituição do tricolor: saiu Everton, autor do gol e entrou Pepê, aos 45. O Grêmio optou por ficar tocando a bola de um lado para o outro até o apito final que veio aos 47.

Com o resultado, o tricolor permanece na zona de classificação da Libertadores da América, momentaneamente na terceira colocação, aguardando outros jogos da rodada.