Caxias do Sul

Prefeitura já notificou Visate 305 vezes por falhas no transporte coletivo

Prefeitura já notificou Visate 305 vezes por falhas no transporte coletivo

A prefeitura de Caxias do Sul emitiu 305 notificações à Visate por atrasos e omissão de viagem no último ano. A concessionária responsável por realizar o transporte coletivo na cidade ainda foi multada em R$ 85 mil no período. As penalidades são oriundas de reclamações recebidas pela prefeitura pelo número 156, no “Alô, Caxias”.

De acordo com levantamento da Fiscalização de Transportes, a autuação com maior número de registros foi por omissão de viagem, com 193 ocorrências. Os casos de atrasos nos horários dos coletivos somaram 104 notificações. Os demais registros se referem a outras irregularidades, como não cumprimento do itinerário, por exemplo. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, a participação da comunidade foi fundamental para que as autuações fossem registradas. Durante o período, ao todo, a pasta recebeu 1.020 reclamações, cujos relatos serviram de base para que a fiscalização acompanhasse de perto o cumprimento dos horários no serviço.

Ligando para o 156, os usuários podem relatar reclamações de atrasos, voltas incompletas, excesso de passageiros em determinadas linhas, entre outros. É necessário informar o nome, número do CPF, além de informações sobre a linha do ônibus, horário, prefixo, entre outros. Após, a demanda é enviada à Secretaria de Trânsito, que direcionará para o setor responsável dentro da pasta. Casos de atrasos e falhas no cumprimento de horários, por exemplo, são analisadas pelos técnicos da secretaria, que também serão responsáveis pela resposta à comunidade.

A população poderá relatar a sua reivindicação também por meio do site Sac Caxias e preencher os campos solicitados. Anteriormente, os usuários eram orientados a repassar as reclamações das linhas de ônibus diretamente ao SAC da concessionária do transporte coletivo, sem que a prefeitura tivesse acesso às demandas da comunidade e pudesse organizar estratégias de fiscalização.