Bento Gonçalves

Força tarefa garante atendimento do Samu em Bento pelo 193

Arquivo Leouve
Arquivo Leouve
Duas ambulâncias do Samu foram socorrer as vítimas (Foto: Bruno Mezzomo/arquivo)

A Secretaria de Saúde de Bento informa que devido a paralisação dos funcionários da Central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Porto Alegre, os chamados de emergência devem ser direcionados temporariamente para o Corpo de Bombeiros (193), que irá encaminhar para equipe do Samu de Bento Gonçalves. “Estamos trabalhando para que nossa população não seja prejudicada, estamos buscando todas informações sobre a paralisação do Samu Estadual e encontrando as soluções para não interromper o serviço”, destaca o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

Os funcionários de uma terceirizada que presta serviço ao Samu estão em greve desde as 19h desta segunda-feira, dia 13 no Rio Grande do Sul. O motivo da paralisação seria a falta de pagamento dos salários. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou a greve e informou que outros servidores foram remanejados para manter o atendimento em todo Estado.

No Samu, o primeiro atendimento é prestado pelas telefonistas (192), em Porto Alegre, e posteriormente, a ligação é transferida para um médico regulador. Esse profissional é quem faz o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio ou não de uma ambulância até o local da ocorrência.

A indicação de atendimento dada pelo médico regulador é adaptada a cada necessidade: orientação por telefone ou ativação de unidades móveis de suporte básico (USB) ou de suporte avançado (USA) de cada município.