Caxias do Sul

Famílias são retiradas de área de preservação ambiental, em Caxias do Sul

Famílias são retiradas de área de preservação ambiental, em Caxias do Sul

Duas residências que foram construídas em uma área de proteção ambiental estão sendo demolidas ao longo desta segunda-feira, dia 13, no local conhecido Travessão Leopoldina, na zona norte de Caxias do Sul. Os imóveis, construídos sob a chamada zona das águas do Sistema Maestra, são alvo de um processo movido pelo Ministério Público Estadual contra o município desde 2008. A ação judicial ainda envolve outras quatro casas.

(Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM)

Conforme o Diretor da Secretaria de Habitação, Ângelo Barcarolo, a área foi parcelada de forma irregular pelo proprietário e os lotes foram vendidos por meio de contrato. A pedido do Ministério Público, o Samae chegou a avaliar a possibilidade de fazer a ligação de esgoto para as famílias que moram no local, mas o projeto foi descartado pelo risco ambiental.

Luiz Rodrigues Eugênio, de 42 anos, mora há 10 anos no local. Ele reclama porque alega ter pagado pela área, que inclusive tinha rede de luz e telefone instalada. “Eles nos iludiram com rede de luz, rede de água, tem rede telefônica. Não é invasão, é uma área particular em que nós pagamos com o suor de todas as economias que tínhamos. Agora querem nos deixar na rua, sem um teto para morar”, afirma.

A Guarda Municipal presta apoio à justiça e às equipes que cumprem a ação judicial.