Futebol

Com gols de Everton, Grêmio vence o São Paulo de virada na Arena

Com gols de Everton, Grêmio vence o São Paulo de virada na Arena
Com o resultado, equipe soma 26 pontos, na quarta posição (Foto: Lucas Uebel/Divulgação)

Apresentando novamente um bom futebol, o Grêmio venceu de virada a forte equipe do São Paulo, na noite desta quinta-feira, dia 26, na Arena, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, com dois gols de Everton.

O jogo não começou favorável para os gremistas, que logo aos 3 minutos da primeira etapa, sofreram um gol, marcado por Diego Souza, depois de falha defensiva. O Grêmio se ajustou e passou a atacar, mas teve dificuldades para criar, visto a forte marcação adversária.

Com a derrota, o São Paulo se mantém na segunda colocação na tabela de classificação, com 29 pontos – o Flamengo é o primeiro com 31. Já o Grêmio soma 26 pontos, na quarta posição.

Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta o Cruzeiro, fora de casa, no domingo. A equipe já viaja nesta sexta-feira para Belo Horizonte, onde finalizará a preparação para o confronto. O Grêmio encara a Chapecoense, também no domingo, na Arena Condá , em Chapecó.

Primeiro Tempo
A primeira oportunidade criada foi paulista e em cobrança de falta. Nenê alçou a bola na área, mas a defesa gremista fez o corte. Pressionando, no lance seguinte, aos 3 minutos, Everton chutou para a área, Geromel não conseguiu o desarme e a bola chegou até Arboleda, que só acionou Diego Souza livre. O atacante só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol.

Logo em seguida, aos 8 minutos, num contra-ataque rápido, Maicon serviu Luan no meio, que acionou Everton. O atacante partiu em velocidade pela esquerda, puxou pro meio e finalizou, mas a bola passou à direita do arqueiro adversário.

Minutos depois, aos 14, uma grande jogada se desenhou pelo meio. Everton tabelou primeiro com Luan e em seguida com Jael. Recebeu o último passe e entre os zagueiros, finalizou, mas Reinaldo conseguiu mandar a bola para escanteio, impedindo o gol de empate gremista.

Aos 25′, o Tricolor teve uma nova oportunidade em falta frontal, próximo a risca da grande área. Jael cobrou, mas mandou na barreira. Em nova jogada pela esquerda, Maicon acionou Marcelo Oliveira, que fez a inversão para Ramiro já dentro da área, mas o meia não conseguiu o domínio e a bola se perdeu pela linha de fundo.

O São Paulo chegou com perigo aos 22′, com um cruzamento da direita na área. Everton desviou de cabeça e a bola chegava a Hudson, mas Leonardo Gomes conseguiu o corte pela linha de fundo. O Tricolor tentou pela direita, com um cruzamento, Luan tentou o domínio, mas a bola bateu em Arboleda e saiu pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, a bola foi colocada na pequena área, Marcelo Oliveira desviou, mas a defensiva conseguiu segurar.

Já aos 37′, Cícero lançou Everton na esquerda, que ia dominando dentro da área, mas Sidão saiu do gol para fazer a defesa, desarmando o atacante gremista. Em seguida, agora pela direita, Leonardo Gomes tentou o domínio de um lançamento, mas Everton cortou, mandando para escanteio. Logo após, Maicon foi à linha de fundo, fez o cruzamento, mas mandou por sobre a meta de Sidão. No minuto seguinte, foi a vez de Ramiro cruzar na área, Jael chegar, mas não conseguiu a finalização.

O São Paulo quase marcou o segundo em contra-ataque rápido nos acréscimos, quando Diego Souza invadiu a área e ficou cara a cara com Grohe. O atacante cruzou nos pés de Nenê, que chutou com o gol livre, mas Kannemann cortou de carrinho, de forma espetacular.

Cerca de 2 minutos depois, aos 47′, o Tricolor enfim conseguiu chegar ao gol de empate. Everton foi pra cima de Militão, cortou pra perna direita e chutou forte, sem chances de defesa do arqueiro paulista: 1 a 1 e fim da primeira etapa aos 49.

Segundo Tempo
No primeiro minuto, o São Paulo já obrigou Marcelo Grohe a fazer uma grande defesa, quando Diego Souza finalizou com perigo, mas o goleiro gremista espalmou para escanteio. O Tricolor chegou aos 5 minutos, com uma jogada trabalhada entre Everton e Luan, mas o camisa 11 acabou escorregando dentro da área, entre a defesa, ao receber o último passe.

Em seguida, pela esquerda, Everton fazia jogada individual próximo a linha de fundo, entrando na área, mas a arbitragem assinalou falta do atleta sobre o marcador paulista.
Aos 10 minutos, uma grande chance gremista nasceu pela direita. Leonardo Gomes recebeu e cruzou na pequena área. Por pouco Jael não alcançou. Outra chance veio aos 13′, quando Luan recebeu na esquerda, desceu em velocidade e cortou pro meio. O camisa 7 optou por acionar Ramiro na direita, que recebeu e chutou. A bola explodiu na zaga e saiu pela linha de fundo.

Tanto pressionou que o Grêmio conseguiu a virada. Aos 15 minutos, Everton recebeu passe, driblou a marcação e chutou, mandando pela segunda vez para o fundo das redes.
Minutos depois, aos 27′, o terceiro gol surgiu, mas ele foi anulado pela arbitragem. No lance, Everton recebeu um passe de Jael, e chutou para o fundo das redes, mas o atacante estava impedido. O técnico Renato fez a primeira substituição: Saiu Maicon, entrou Jailson, aos 30′.

O SP tentou com Nenê, que cobrou falta dentro da área, Arboleda cabeceou, mas mandou fraco e Grohe defendeu com tranquilidade. Na sequência veio a segunda substituição da equipe gremista: Saiu Leonardo Gomes, entrou Thaciano, aos 36′.

No minuto seguinte, aos 37′, o Grêmio chegou novamente com Everton, dando um bom passe para Jael, mas o centroavante estava impedido. Três minutos depois, Jael invadiu a área e chutou com força. Bem posicionado, Sidão fez a defesa e no rebote, Luan chutou por sobre a meta. Depois disso o Grêmio fez a terceira substituição, aos 44: Saiu Luan, entrou Marinho. A equipe controlou o restante da partida e decretou números finais ao jogo: 2 a 1.

Clique na imagem para ampliar: