Bento Gonçalves

Daer fará reparos no trecho da RSC-453 entre Bento e Farroupilha

RSC-453 será recuperada
RSC-453 será recuperada
RSC-453 será recuperada (Foto: Arquivo/Leouve)

Desníveis acentuados entre o acostamento e a pista de rolamento, buracos ao longo da via, rachaduras no asfalto que fazem desaparecer os sinais de trânsito na rodovia. Este é o estado em que se encontra a RSC-453 no trecho que liga Bento Gonçalves a Farroupilha.

Os riscos em dia de chuva e para quem trafega à noite, sem a sinalização nos pontos mais críticos, aumenta a chance de acidente, principalmente, para os motociclistas que ficam vulneráveis diante do perigo de cair com a roda num buraco e se desequilibrar.

Desníveis acentuados são armadilhas para ocorrência de acidentes(Foto: Adriano Padilha)

Nem mesmos os veículos com maior estabilidade estão seguros. Na tarde de sábado, 14, uma caminhoneta com quatro tripulantes capotou na altura do km 117 onde há um desnível acentuado entre o acostamento e a pista de rolamento.

Provocado pela reportagem, o Diretor Geral do DAER Rogério Uberti, garantiu que os reparos serão realizados a partir desta quarta-feira,25, dependendo tão somente das condições climáticas.

“Estamos impedidos de trabalhar a mais de cem dias devido a chuva. Ficamos sem material asfáltico nos últimos três meses e nos últimos 45 dias, choveram 32. Ainda tivemos a greve dos caminhoneiros e dos petroleiros. A empresa terceirizada está na região e outra frente vai retomar o trecho entre Bento e Farroupilha, mesmo que se tenha de trabalhar sábado e domingo”, afirmou.´

Outro questionamento é sobre a manutenção dos blocos de cimento ao longo da pista, no antigo pedágio de Farroupilha, próximo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Os obstáculos estrangulam a pista e estão fora dos padrões de sinalização, além de oferecer pouca visibilidade à noite.

Segundo o Rogério Uberti, a própria PRE solicitou a manutenção dos blocos de cimento para forçar os motoristas a diminuir a velocidade no trecho e facilitar as abordagens da polícia.

“O DAER já tem um projeto que demanda para o acesso ao bairro Foqueta e nesta semana vamos começar a desmanchar os blocos que estão na pista, só dependemos que o tempo colabore, concluiu”.