Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 2011, a Operação Balada Segura já está presente em 34 municípios, e consiste em uma mobilização em defesa da vida, atuando através de blitzes de fiscalização com foco na embriaguez ao volante. Bento Gonçalves aderiu às ações em 2014, e até o momento, estima-se que mais de 10 mil veículos tenham sido fiscalizados. Somente em 2017, foram abordados aproximadamente 2,5 mil veículos e registradas 700 autuações.
Referente aos dados do primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu) informa que no decorrer das ações foram abordados 950 veículos, dos quais 278 foram autuados por infringirem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Foram realizados 850 testes de etilômetro, com 99 recusas a se submeter ao teste. Além disso, 48 condutores foram flagrados dirigindo sob influência de álcool, sendo que destes, dez foram encaminhados à delegacia, após ser constatado ingestão de mais 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, índice considerado crime de trânsito.
Das 278 infrações, as irregularidades mais registradas foram: 35 veículos com licenciamento vencido, 28 permitindo direção a condutor sem habilitação, 18 sem habilitação e 15 com habilitação cassada ou suspensa. Foram 147 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) apreendidas e 40 veículos recolhidos.
A Balada Segura é uma ação conjunta do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Brigada Militar, Polícia Civil e DETRAN, e tem entre suas metas promover uma maior segurança no trânsito e preservar vidas.
Dez anos da Lei Seca
A Lei 11.705, popularmente chamada de Lei Seca, entrou em vigor em 19 de junho de 2008, trazendo modificações importantes no Código de Trânsito, que reduziu a tolerância para a quantidade de álcool no organismo.
Segundo levantamento, mais de 1,7 milhão de autuações foram feitas no país de motoristas dirigindo embriagados. De 2008 a 2017, no Rio Grande do Sul também foram registradas 174 mil infrações por embriaguez no RS (teste positivo e recusa ao etilômetro), uma média de 21 mil autuações por embriaguez ao ano.