Negócios e Mercado

Estratégia, identidade e união como receita de sucesso para o turismo do vinho 

Estratégia, identidade e união como receita de sucesso para o turismo do vinho 
Diego Bertolini palestrou pelo Ibravin estimulando vinícolas a fidelizarem os visitantes para se tornarem clientes cativos através declubes do Vinho ou e-commerce

A programação de palestras do 7º Congresso Latino-Americano de Enoturismo encerrou na tarde desta sexta-feira (29), no Vale dos Vinhedos, comprovando a importância de uma governança e do fortalecimento da identidade regional, assim como da diferenciação dos atrativos de forma a complementar a oferta turística aos visitantes. Esses pontos permearam a maioria das apresentações realizadas no evento, que reuniu 220 congressistas argentinos, uruguaios e brasileiros de oito estados e do Distrito Federal. Neste sábado (30), o Congresso segue com o último de atividades, com a visita-técnico turística em Flores da Cunha e Farroupilha.

Fotos: Gerson Lenhard
Próximas edições do Congresso de Enoturismo serão intercaladas entre América Latina e Europa para promover troca de informações

Representantes de instituições, associações, universidades e empreendimentos dos países de Portugal, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Chile e Uruguai apresentaram estratégias, tendências e oportunidades da atividade com casos bem-sucedidos no turismo mundial, como as regiões dos vales de Napa e Sonoma, Mendoza e dos diferentes roteiros do Uruguai, Portugal e Chile. Em contrapartida, o Brasil foi representado por apresentações de cases da Serra e da Campanha Gaúcha, além da divulgação de dados de mercado e das iniciativas de articulação política do setor.

O encontro, que iniciou no último dia 27, foi encerrado com um debate sobre as políticas e os projetos de desenvolvimento do turismo do vinho no Brasil. O diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, destacou alguns pontos que considera fundamentais para o fortalecimento da atividade no país. Entre eles, a mudança do Decreto 27048/49 para que seja regulamentado, mediante acordo entre as partes, o trabalho aos domingos. Outro item apontado pelo dirigente como estratégico é a criação de uma Rede Brasileira das Cidades do Vinho, tendo como exemplo a organização que já ocorre na Europa com a Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin). Paviani também citou a necessidade de implantação de uma certificação das vinícolas para o enoturismo, o fortalecimento e a institucionalização da Associação Internacional do Enoturismo (Aenotur), e a busca por financiamentos para investimentos na estrutura turística dos empreendimentos, com taxas e prazos longos coerentes com o tempo de retorno. “Pois o ganho, além de econômico, é também social na medida que gera empregos e distribuí riqueza”, assinala.