Caxias do Sul

Diretor da CIC projeta recuperar perdas da greve dos caminhoneiros até setembro

Diretor da CIC projeta recuperar perdas da greve dos caminhoneiros até setembro

O Diretor da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Carlos Zignani, acredita que a indústria vai recuperar as perdas ocasionadas pelos 11 dias de paralisação da greve dos caminhoneiros até setembro.

Para Zignani, o acordo realizado entre empregadores e funcionários para recuperação dos dias trabalhados e a retomada do setor automotivo contribuem na projeção de um cenário otimista. “Foi feito um acordo, onde haverá compensação dos dias parados em função da greve dos caminhoneiros e nós esperamos que essa recuperação ainda no terceiro trimestre. Ou seja, até setembro nós devemos ter recuperado essas perdas do período da greve”, afirma.

Diante desse cenário, o Diretor da CIC projeta um crescimento industrial que pode ultrapassar 15% ao final de 2018. “Nós esperamos que a indústria cresça entre 15% e 20% este ano, em função de que a indústria automotiva teve uma queda muito pesada nos últimos quatro anos. E agora, com essa recuperação econômica, mesmo que tímida, o setor está se desenvolvendo bastante. Por isso esperamos esse crescimento acentuado, mas ainda muito abaixo do que tivemos em 2013/2014”, diz.

Os dados apresentados pela CIC e pela CDL nesta quinta-feira, dia 28, mostram uma retração de 4,4% na produção industrial em maio na comparação com abril. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) estima uma redução de aproximadamente R$ 250 milhões no faturamento da indústria em função das paralisações.

(Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)