Bento Gonçalves

Após visibilidade na ExpoBento, Tacchini deve ampliar abrangência de projeto

Após visibilidade na ExpoBento, Tacchini deve ampliar abrangência de projeto

Depois que a participação do Hospital Tacchini na ExpoBento deu visibilidade ao programa de exames gratuitos oferecidos pelo Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) em parceria com o Instituto do Câncer do Hospital Tacchini para a detecção de tumores no intestino, a instituição segue oferecendo acesso a exames, desde que os pacientes integrem a região de abrangência do hospital.

Para ter acesso aos benefícios do Projeto de Responsabilidade Social do Tacchini Sistema de Saúde, as pessoas interessadas são convidadas a responder a um questionário e, somente depois disso, recebem informações e o material para fazer a coleta. O instituto disponibilizando até mil testes, sendo que na feira foram encaminhados cerca de 240. Nos próximos meses, a intenção do hospital é oferecer os testes para pessoas de Bento Gonçalves com mais de 60 anos que não apresentem sintomas, como forma de rastreamento da doença.

Projeto ganhou visibilidade com intestino gigante na ExpoBento (Foto: Bruno Mezzomo/arquivo)

O projeto ganhou visibilidade durante a ExpoBento, quando o hospital montou o projeto Intestino gigante, que possibilitou aos visitantes da feira conhecer as doenças que podem afetar o intestino, entre elas o câncer. Através do projeto, as pessoas que apresentassem sintomas ou histórico familiar da doença tiveram a oportunidade de realizar o exame de detecção sem custos.

Serviço

Quem tiver interesse em participar, deve contatar o ITPS de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, e fica localizado na rua General Osório, 235 subsolo 2 (entrada pela recepção ao lado da Farmácia Tacchimed). O telefone de contato é 54 3455-4333, ramal 1125 e o e-mail [email protected].

Dados do Instituto do Câncer

– Câncer do Intestino: terceiro tumor mais frequente em homens e mulheres;

– Ocorre mais frequentemente depois dos 50 anos.

– De cada 10 pacientes que chegam ao Hospital Tacchini, 6 apresentam estágio avançado da doença;

– 15% dos pacientes diagnosticados com a doença, apresentam idade menor ou igual a 50 anos.

– Maioria das lesões tem crescimento lento; isso permite a realização de exames de detecção da doença ainda na fase em que não se transformou em câncer.

– Sinais que devem ser observados por quem não costuma realizar exames preventivos e que podem originar o câncer de intestino: intestino preso e diarreia; alteração da espessura das fezes; presença de sangue, muco e catarro junto às fezes; percepção de evacuação incompleta; desconforto abdominal; cólicas; emagrecimento; anemia ou fraqueza.

Municípios abrangidos

Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Vendelino, Nova Araçá, Nova Prata, Nova Bassano, Paraí, Protásio Alves, São Jorge, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.