Bento Gonçalves

Eles vivem no mundo da lua

Eles vivem no mundo da lua

BASTOU UM par de dias para que todo mundo se desse conta que um país não se administra na base do canetaço. A tabela com preço de fretes apresentada pelo governo/ANTT não resistiu à realidade dos fatos, ou, da oferta da procura.

ORA POIS, a tabela apresentou valores com reajustes de 150%. Um diretor de empresa me disse ontem que pagava cerca de R$ 2.500,00 para levar uma carga até São Paulo e agora o valor seria de R$6.000,00. Lógico que deu problema. A Fiergs, a Fiesp e até senadores que defendem os trabalhadores, como é o caso do gaúcho Paulo Paim, logo entenderam que isso seria impraticável. Refeita a tabela, logo teve que ser revista pois os caminhoneiros não aceitaram. Sem dúvida um brete, haja negociação com todas as partes envolvidas.

NOVA PESQUISA eleitoral feita pela Folha diz que nunca na história da redemocratização um presidente teve tão baixos índices de popularidade. Eleito pela esquerda e governando para os simpatizantes do estado mínimo e da lei de mercado, Temer bem lembra aquela foto de Jânio Quadros com uma perna indo para cada direção. Tenta tabelar o preço dos fretes mas defende que a maior estatal do país, a Petrobrás, pratique preços livres de acordo com o mercado internacional. Ou seja, a rejeição vem pelos quatro pontos cardeais e vem de cima e debaixo também.

ENFIM, ESTE parece um governo que vive no mundo da lua. Não sabe ao que veio, não tem um norte, perde-se em suas idiossincrasias e sabe ter curto período de vida. Parece mesmo desconhecer a regra básica da física ensinada por Newton: para cada ação haverá uma reação igual e oposta. Bem, pelo menos no mundo da Lua não há gravidade. Quem sabe lá a popularidade de Temer e seus ministros não despenque mais. Boa viagem.