Política

Prefeitura suspende concurso por recomendação do MP

Prefeitura suspende concurso por recomendação do MP

A prefeitura de Montenegro anunciou a suspensão do concurso público do município, que previa a realização de provas neste fim de semana, por recomendação do Ministério Público (MP) em uma reunião realizada na terça-feira, dia 30 de maio.

O concurso, aberto em outubro do ano passado, recebeu a inscrição de cerca de 4,7 mil candidatos para vagas de arquiteto, engenheiro e médico, além de outras ocupações em nível técnico.

A paralisação do processo foi sugerida pelo MP por suspeitas relacionadas a procedimentos da empresa contratada para realizar a seleção, a empresa responsável pelo concurso, que teria descumprido o edital ao não homologar inscrições regulares.

A recomendação faz parte de uma ação do MP de prevenção a fraudes em concursos desencadeada depois que a Operação Cobertura descobriu suspeitas em pelo menos 29 municípios gaúchos, entre eles os concursos realizados pela prefeitura e pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Montenegro informou que pediu o acompanhamento do MP desde que a empresa passou a ser investigada na operação. A empresa teve um concurso sob a sua responsabilidade suspenso em São Martinho porque, de acordo com o MO, não houve banca examinadora, e enfrenta suspeitas também em um concurso realizado em Pelotas em março deste ano.

A nota da prefeitura

Visando dar mais transparência ao processo e para que todos os trâmites ocorram com total isonomia, a Prefeitura Municipal de Montenegro, por orientação do Ministério Público, resolveu suspender o Concurso Público 93/2016. A suspensão se dá pelo descumprimento de procedimentos do edital e falta de homologação de candidatos por parte da empresa.

O documento enviado pelo Ministério Público de Montenegro à Administração Municipal recomenda que, considerando o descumprimento do edital, lei do Concurso Público, haja a suspensão da realização das provas que ocorreriam neste final de semana. O MP também irá, a partir de agora, acompanhar o andamento do concurso para provimento de cargos no município.