Futebol

Grêmio reedita duelo histórico do primeiro titulo continental 35 anos depois

Grêmio reedita duelo histórico do primeiro titulo continental 35 anos depois

O Estudiantes de La Plata será o adversário do Grêmio nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. O primeiro confronto será realizado na Argentina, no novo estádio Ciudad de La Plata, e a volta na Arena, em Porto Alegre. A definição ocorreu na noite desta segunda-feira, durante o sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, que contou com as presenças do vice-presidente do Clube, Marcos Herrmann, e do executivo de futebol, André Zanotta.

As partidas serão disputadas em agosto, após a Copa do Mundo da Rússia, entre os dias 7 e 29. As fases seguintes ocorrerão em setembro (quartas de final) e outubro (semifinal). Nos outros confrontos, os destaques ficam para o duelo brasileiro entre Flamengo e Cruzeiro, e o clássico argentino entre Racing e River Plate. O Santos vai enfrentar o Independiente, enquanto o Corinthians pega o Colo-Colo e o Palmeiras enfrenta o Cerro Porteño.

Os cruzamentos até a final também estão definidos. O Grêmio, assim como o Santos, podem enfrentar só times argentinos até uma eventual final. Outro duelo brasileiro pode acontecer nas quartas de final, entre Corinthians e Palmeiras, enquanto o vencedor do duelo entre Flamengo e Cruzeiro pode dar de cara com o Boca Juniors na fase seguinte.

 

Esta será a segunda vez que o Grêmio vai enfrentar o Estudiantes pela maior competição continental. A primeira foi no triangular semifinal da edição de 1983, quando o Grêmio conquistou seu primeiro título. Naquela ocasião, uma vitória gremista por 2 a 1, no Estádio Olímpico, e um empate em 3 a 3 na partida de volta, no antigo estádio Jorge Hirschi, em duelo que ficou conhecido como a Batalha de La Plata, quando o Grêmio virou o jogo para 3 a 1 e, com agressões, sete jogadores em campo e um clima hostil nas arquibancadas, os argentinos conseguiram o empate. Os gaúchos garantiram a classificação à final contra o Peñarol porque os argentinos não conseguiram vencer o já desclassificado America de Cali na Colômbia.

Neste ano, se vencer o duelo com os argentinos e garantir a classificação às quartas de final, o Tricolor enfrentará o vencedor do confronto entre Nacional de Medellin e Atlético de Tucumán.

Os confrontos

Os confrontos são os seguintes:

  • A: Racing (ARG) x River Plate (ARG)
  • B: Colo-Colo (CHI) x Corinthians
  • C: Flamengo x Cruzeiro
  • D: Estudiantes (ARG) x Grêmio
  • E: Atlético Tucumán (ARG) x Atlético Nacional (COL)
  • F: Boca Juniors (ARG) x Libertad (PAR)(os times à direita decidem em casa)