Pronto a mais de um ano, o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Farroupilha pode receber um centro de diagnóstico de câncer. A proposta foi apresentada na terça-feira, dia 29, para os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), durante reunião ordinária da entidade.
A instalação do centro de diagnóstico de câncer seria possível através de uma parceria entre a prefeitura de Farroupilha e o Hospital de Amor – também conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, especializado no tratamento da doença. A operação teria um investimento inicial de R$ 7 milhões, que poderiam ser bancados pela entidade paulista para instalação e começo das atividades. Posteriormente, o financiamento e o custeio poderá ser, em parte, por meio de credenciamento junto ao SUS, além de complementos em doações e de parte do Imposto de Renda de empresas e pessoas físicas.
Conforme o prefeito Claiton Gonçalves, a intenção é realizar uma Chamada Pública para aproveitar a estrutura existente e oferecer o serviço no município, possibilitando a concorrência e a destinação da unidade para a entidade que melhor atender às necessidades de Farroupilha e região.
“Nós temos agora que preparar uma Chamada Pública e vem quem são os interessados que possa aparecer, e a partir disso, se tudo estiver pronto a instalação seria rápida e começaríamos atender a população da região”, salienta.
Os prefeitos dos municípios da Amesne se mostraram favoráveis à iniciativa do Prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, e declararam apoio para colocar em prática o projeto.