A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Caxias do Sul realizou uma importante prisão na tarde desta quarta-feira, dia 30. O traficante internacional de drogas Ariovaldo Bopsin da Silva, de 44 anos, conhecido como Mulita, foi preso por agentes da Defrec acompanhados pelo delegado Adriano Linhares na cidade de São Marcos. Silva estava foragido desde julho de 2017 e, segundo a Polícia Civil, estaria planejando um ataque a banco na Serra Gaúcha.
O traficante é um velho conhecido da polícia e já foi denunciado pelo Ministério Público em 2011 por ser chefe de um esquema de distribuição de drogas que envolvia mais de 60 pessoas de 16 grupos diferentes em Caxias do Sul – RS.
Conforme a Polícia Civil, ao ser localizado, o foragido ainda sacou a pistola que portava, uma Glock .9mm. Os policiais reagiram e acertaram Silva, que recebeu atendimento médico e foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Contra Silva, haviam dois mandados de prisão. Um deles de prisão preventiva, expedido pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçú – PR. O outro, por sentença penal condenatória, havia sido expedido pela 1ª Vara de Execuções Criminais de Caxias do Sul. Ele possui antecedentes por crimes de roubo, associação criminosa, porte ilegal de arma, tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.
No ano de 2016, Ariovaldo foi um dos detentos que fugiu da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul utilizando uma corda improvisada para escalar o muro do presídio. À época, a ação foi filmada por outro detento. No mesmo ano, ele foi preso pela Polícia Federal em Santa Catarina, Estado em que estava praticando diversos assaltos, a fim de obter dinheiro para a compra de drogas no país vizinho (Paraguai) e posterior abastecimento na Serra Gaúcha. Na época, Ariovaldo e seu grupo criminoso tiveram diversos bens oriundos do tráfico sequestrados: três casas em Caxias do Sul – RS, além de três apartamentos e uma casa em Florianópolis – SC. Em janeiro de
Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao Sistema Penitenciário e colocado à disposição da Justiça.