Caxias do Sul

Fotógrafo é agredido durante cobertura de manifestação em Caxias do Sul

Fotógrafo é agredido durante cobertura de manifestação em Caxias do Sul

O repórter fotográfico do Jornal Pioneiro, Marcelo Casagrande, foi agredido enquanto chegava para a cobertura de uma manifestação em Caxias do Sul. O caso aconteceu por voltadas 13h45min, em frente ao Posto Sim do bairro Cinquentenário. O jornalista chegou ao local e iniciou a cobertura fotográfica, quando uma pessoa tentou arrancar o seu equipamento. Casagrande foi derrubado e cercado por um grupo de pessoas. Alguns manifestantes não concordaram com a atitude do agressor e ajudaram o repórter fotográfico. O óculos dele foi quebrado e o equipamento fotográfico ficou parcialmente danificado. O repórter do Grupo RSCOM, Ricardo de Souza, estava no local acompanhando a manifestação e prestou auxílio a Marcelo ao perceber que ele estava sendo agredido.

Após as agressões, Casagrande passou por avaliação médica e passa bem. Ele registrou um boletim de ocorrência e qualquer imagem que possa ajudar na identificação do autor das agressões deve ser encaminhada à Polícia Civil.

Agressões ocorreram quando profissional chegava para cobertura fotográfica de manifestação (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

Após o ocorrido, O Grupo RBS afirmou que repudia toda e qualquer forma de violência dirigida a jornalistas em atividade profissional e reitera sua inconformidade com acontecimentos desse gênero. A empresa está tomando as medidas legais para proteger o profissional e garantir a apuração dos fatos. O Grupo RSCOM, da mesma forma, repudia a atitude e entende que a liberdade de imprensa deve ser garantida em todas as ocasiões.

A Associação Nacional dos Jornais, em nota, definiu a agressão como “um grave atentado à liberdade de imprensa e manifestação”.