O Senado aprovou nesta terça-feira, 29, o projeto de lei (PL) que retira a incidência do PIS/Cofins sobre o óleo diesel.
A aprovação é fruto de reunião com os presidentes, do Poder Executivo Michel Temer, Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e do Senado, Eunício Oliveira, que defendeu a agilidade da aprovação como forma de arrefecer o movimento de greve dos caminhoneiros.
Mesmo com o desabastecimento identificado em vários segmentos no país, a aprovação do projeto no senado é considerada uma vitória do governo em meio a crise, que buscava a reoneração da folha de pagamento.
O projeto aprovado no senado isenta até o fim deste ano a incidência da contribuição. Na última quinta-feira, 24, o governo anunciou que havia conseguido um acordo com os caminhoneiros. Entre os pontos que foram acordados estava a diminuição do preço do óleo diesel em R$ 0,46 nas bombas dos postos de combustíveis por 60 dias.
A greve dos caminhoneiros que completa 10 dias nesta quarta-feira,30, segundo o governo, não possui a mesma força, porém bloqueios ainda são constatados em diversos pontos do país.