Bento Gonçalves

Bento conhece nesta quinta projeto Rio Grande Resiliente

Bento conhece nesta quinta projeto Rio Grande Resiliente

Construir um plano de desenvolvimento sustentável que ultrapasse os mandatos eletivos nas cidades gaúchas e estabeleçam a continuidade dos projetos, evitando o desperdício e o uso político dos programas. Este é, em síntese, o objetivo do projeto de lei que institui o programa Rio Grande Resiliente, que será apresentado nesta quinta-feira, dia 24, em Bento Gonçalves. De acordo com o deputado estadual João Reinelli (PSD), presidente da Comissão Especial do Rio Grande Resiliente, formada por 11 deputados de todas as bancadas da Assembleia Legislativa, a intenção é sensibilizar a sociedade para a implantação do projeto.

Deputado Reinelli apresenta projeto Rio Grande Resiliente em Bento Gonçalves (Foto: arquivo)

Reinelli afirmou que a proposta pretende criar estratégias para combater os principais problemas das cidades, como crises econômicas e desastres climáticos Um dos principais pontos que será debatido é a intenção de estabelecer vantagens aos municípios que apresentarem projetos de resiliência. “A ideia é garantir benefícios para que as cidades que adotarem a estratégia possam tirar seus projetos do papel com mais facilidade, por exemplo, garantindo a preferência em financiamentos”, afirmou.

O encontro em Bento Gonçalves será o primeiro realizado na Serra Gaúcha depois que o projeto foi apresentado à Assembleia Legislativa. A ideia surgiu a partir do projeto mundial Cem Cidades Resilientes, da Fundação Rockefeller, que pretende atribuir critérios e quem obedecer a eles terá o caminho facilitado para conseguir recursos.

A expectativa do deputado é que o projeto seja aprovado este ano, antes das eleições de outubro. Caso seja aprovado e sancionado, as cidades deverão criar comitês municipais que discutirão quais as prioridades de cada local e as estratégias para atingir cada objetivo.