Comportamento

Mortes no trânsito caem 6,8% no RS

Redução de mortes no trânsito ficou acima do esperado (Foto: Detran/divulgação)
Redução de mortes no trânsito ficou acima do esperado (Foto: Detran/divulgação)

O número de acidentes com mortes vias do Rio Grande do Sul voltou a cair, contrariando o ano de 2017, quando voltou a crescer, o primeiro trimestre de 2018 apresentou uma redução de 7,2% nas ocorrências do tipo e de 6,8% na quantidade de óbitos em comparação com o mesmo período de 2017. Os dados são do  Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Na prática, isso significa 29 óbitos a menos. A queda veio principalmente com  os primeiros 30 dias de 2018, em janeiro houve menos casos trágicos do que no mesmo mês dos anos anteriores (a série histórica começa em 2007). Foi a primeira vez que os registros letais ficaram abaixo de cem no Estado (foram 91 no mês).

A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Laís Silveira, lembra que, em janeiro, os motoristas sentiram o impacto do início da Operação Verão. Nesse período, as blitze da Balada Segura ganharam reforço: passaram a ocorrer, também, em dias úteis, no Litoral e em municípios do Interior.

– É possível que isso tenha contribuído para a redução da acidentalidade. Outro aspecto a destacar é a união de forças entre os órgãos de trânsito, em todas as esferas. Sem isso, é muito difícil mudar a cultura – ressalta Laís.

O Detran está apostando em dois fatores para conter o avanço dos indicadores, um é a inclusão da disciplina sobre trânsito na nova base curricular nacional, já à partir de junho o Detran começa a distribuir material aos colégios da rede estadual. A ideia é aprofundar o tema com estudantes na esperança de formar futuros motoristas mais conscientes e responsáveis.

Outro fato é o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, sancionado em janeiro, cuja meta é cortar pela metade, em 10 anos, o índice de óbitos em relação a 2018. No Rio Grande do Sul, as audiências públicas para definir ações já começaram.

Redução de mortes no trânsito ficou acima do esperado (Foto: Detran/divulgação)