Plantão

MP investiga fraude na produção de papel higiênico e papel toalha no RS

Operação Metro a Metro foi deflagrada nesta terça-feira, dia 30. Foto: MP/Divulgação
Operação Metro a Metro foi deflagrada nesta terça-feira, dia 30. Foto: MP/Divulgação

As fraudes não tem limites no estado do Rio Grande do Sul e nenhuma delas escapa das investigações do Ministério Público. Nesta terça-feira, dia 30, um série de empresas pertencentes a uma mesma família que trabalha na fabricação de produtos de higiene, foi descoberta pela investigação por erros nas metragens de comprimento e largura, e nas quantidade de materiais vendidos para consumidores em supermercados e órgãos públicos.

O material que era produzido em uma fábrica clandestina no Litoral Norte demonstrava falhas de até 40% a menos que o especificado na descrição de venda.

Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão em sete cidades do estado: Três Forquilhas, Terra de Areia e Arroio do Sal no Litoral Norte; Lajeado e Teutônia no Vale do Taquari; além de Gravataí e Porto Alegre, na Região Metropolitana. A ação é coordenada pela Promotoria de Defesa do Consumidor e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) foi denominada como ‘Operação Metro a Metro’.

As marcas de papel higiênic

Operação Metro a Metro foi deflagrada nesta terça-feira, dia 30. Foto: MP/Divulgação

o que apresentaram irregularidades são Luxor, Azaléia e Alphes, todas reprovadas devido a problemas no comprimento e na largura dos produtos vendidos para vários municípios. Em Torres e em Fazenda Vila Nova, por exemplo, houve licitação para fornecimento a órgãos públicos e os papéis apresentaram até 40% menos de comprimento do que havia apontado nas embalagens.

As empresas investigadas são R. B. Porto & Cia. Ltda.; S. B. Porto & Cia. Ltda.; Portopel do Brasil Indústria e Comércio Ltda.; Fralmax Indústria e Comércio de Fraldas Ltda.; R. Brehm Porto – ME; Avelina Brehm Porto – ME; Rondpel Indústria e Comércio de Papéis Ltda.; Schuza Atacadista e Distribuidora Ltda.; Elivi Comercial Ltda. e Fortpel Comércio de Descatáveis Ltda., todas elas tendo como proprietários integrantes da mesma família.