Cidades

Tombo da polenta agita Monte Belo do Sul

Tombo da polenta agita Monte Belo do Sul


Centenas de pessoas prestigiaram na tarde deste sábado, dia 20, o tradicional tombo da polenta, de 800 kg, durante o 9° Polentaço e a 7° Festa do Agricultor de Monte Belo do Sul.

O evento que abriu oficialmente na sexta-feira, conta com diversas atrações como gastronomia, Feira de Artesanato, agroindústria e vinhos, shows regionais e a Única Exposição de Esculturas de Polenta do Mundo, mas o ponto alto da festa é realmente o tombo da polenta, que ocorreu pontualmente Às 17h30min, e tem repeteco neste domingo às 15h.

O turista Camilo Mércio Pereira, vem anualmente da capital Porto Alegre, prestigiar a cidade e o evento “é o reencontro com as raízes, com a cultura italiana, então esse tipo de evento tem de se solidificar e aumentar. O pessoal que vem de fora, vem pra conhecer a cultura, e a polenta é um marco do italiano, então pra gente é muito bom participar , levar pra Porto Alegre convidando os amigos pra vir conhecer a região” destacou.

O prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, destacou a importância de reverenciar o alimento que para ele foi o sustento do imigrante italiano “a gente sabe que a polenta foi o alimento que sustentou o imigrante que aqui esteve e começou a nossa região, fez aquilo que nós temos hoje. A polenta continua na gastronomia da nossa região, assim como o vinho e a uva que fazem a economia da nossa região” salientou.

As atrações do 9° Polentaço e 7° Festa do Agricultor fazem parte também das comemorações do Dia do Vinho e seguem neste domingo, na Praça Praça Padre José Ferlin. O evento é realizado pelo Centro de Tradições Italianas de Monte Belo e conta com o patrocínio do Sicredi, Mostra Brasil Feira e Eventos Ltda, SEGH (Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho) e Mateada da Tradição. O apoio é da Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul, Farinha La Mamma, Aprobelo (Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo) e do Dia do Vinho.