Caxias do Sul

“Achei que fosse o fim do mundo”, diz morador após vendaval atingir Vila Oliva

CTG Raposo Tavares foi abaixo com a força dos ventos. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)
CTG Raposo Tavares foi abaixo com a força dos ventos. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)

Um vendaval de grandes proporções que atingiu Vila Oliva, interior de Caxias do Sul, na madrugada desta quinta-feira, dia 08, deixou um rastro de destruição pela localidade. O cenário de casas destelhadas, pessoas desabrigadas, árvores caídas e caminhões tombados, foi uma simples amostra do pânico que os moradores passaram no momento do ciclone.

Bombeiros estimam que 150 casas foram danificadas. Dezenas destruídas. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)

O primeiro temporal, às 03h, foi o mais forte. Luiz Palandi, 68 anos, que mora há mais de 40 em Vila Oliva, relata os momentos de tensão e diz que o vendaval durou menos de um minuto.

“”Realmente acordamos com o susto. Na minha vida nunca vi coisa igual. O barulho do temporal e o vento, não dá nem pra imaginar a força do vento. Achei até que fosse o fim do mundo. Uma coisa tão rápida que não se sabe o que dizer, o que pensar. Não passou de um minuto. A comunidade nunca sofreu tanto e não consigo imaginar como se recuperar disso. Não sobrou nada…”, conta Palandi.

CTG Raposo Tavares foi abaixo com a força dos ventos. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o temporal causou a morte de uma idosa de 79 anos, identificada como Claudina Rech Bertin e deixou outras três pessoas feridas. O marido dela, inclusive, foi arrastado pelo vento por cerca de 100 metros para fora da casa, ficando com diversas fraturas, sendo socorrido pelo Samu. Em outro ponto do distrito, uma pessoa também ficou ferida.

Um caminhão tombou em decorrência do vendaval em Vila Oliva, próximo a Paróquia. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)

De acordo com o Major do 5° Comando Regional do Corpo de Bombeiros, Luiz Carlos Neves, 70% do distrito de Vila Oliva foi atingido pelo temporal e cerca de 150 casas foram danificadas. O local também está sem energia elétrica, com diversas ruas obstruídas. A Rio Grande Energia (RGE) emitiu comunicado nesta manhã para avisar que todas as equipes estão na rua para acelerar o processo de recuperação.

Rastro de destruição tomou conta da Avenida Gavioli. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)

O secretário de segurança pública e proteção social, José Francisco Mallmann, foi ao local representando a prefeitura e disse que o município está a disposição da comunidade.

“A Defesa Civil está atuando, juntamente da Secretaria de Obras e a Habitação, estamos fazendo levantamento de toda situação, vamos relatar ao prefeito e ver quais são as providências que devemos tomar daqui pra frente. Mas, uma coisa é certa: a prefeitura está aqui, presente, dando todo apoio. Enfim, temos que prestar todo apoio a esta população que foi atingida pelo micro tornado que passou por essa faixa aqui de Vila Oliva. Agora temos que socorrer as pessoas que estão desabrigadas”, salienta Mallmann.

Cinco ambulâncias do Samu foram deslocadas para Vila Oliva, duas retornaram com feridos para Caxias do Sul e outras seguiram atendendo a comunidade. Em um novo temporal, por volta das 05h30min, árvores caíram e obstruíram a saída das ambulâncias. Máquinas da subprefeitura conseguiram desbloquear a via apenas às 08h e dar passagem aos socorristas com as pessoas feridas.

Casas não suportaram a força dos ventos nesta madrugada. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)

Uma equipe mobilizada pelo vereador Ricardo Daneluz (PDT) está recolhendo doações para as famílias atingidas pelo temporal que devastou a localidade de Vila Oliva. Os itens de maior necessidade são colchões, cobertores, telhas e lonas. Confira abaixo os contatos para a doação:

Vereador Daneluz: (54) 99993-1222
Assessor Marcelo: (54) 99145-9884
Assesora Danúbia:(54) 99995-4695
Leonardo: (54) 98130-5631
Gabinete: (54) 3066-3932

A Cruz Vermelha de Caxias do Sul também está recebendo doações de materiais de construção, água, alimentos e lonas. O material pode ser entregue na subprefeitura de Vila Oliva ou na sede da organização na rua Feijó Júnior, número 269.

Confira mais imagens no vídeo abaixo: