Últimas

Com presença de ministro, ponte da BR-116 entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis será inaugurada no dia 20 de dezembro

A nova ponte da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, será entregue no dia 20 de dezembro. Uma solenidade, com início às 10h, marcará a reabertura do trânsito sobre o Rio Caí por meio da via após sete meses. O ministro dos Transportes, Renan Filho, estará presente no ato. As informações foram confirmadas pelo governo federal à reportagem do Leouve nesta quinta-feira (12).

A conclusão das obras, no km 174, ocorre dois meses antes do prazo contratual, acertado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a construtora Cidade para fevereiro de 2025. O projeto tem investimento de R$ 31 milhões.

A estrutura anterior, de 142 metros de extensão, foi severamente comprometida no dia 12 de maio em decorrência das chuvas extremas e cheia do rio. Desde então, o tráfego de veículos está bloqueado no local. Com duas toneladas de dinamite, a travessia foi implodida em 27 de junho, após 82 anos de história, para dar lugar à reconstrução, que teve ordem de início assinada no dia 4 daquele mês. Entre junho e julho, a autarquia federal também estudou a implantação de uma ponte metálica temporária, com apoio do Exército, mas a iniciativa acabou abandonada.

A pouco mais de uma semana da inauguração, 90% da obra está concluída e não houve acréscimo no valor do empreendimento, de acordo com o DNIT. Nessa reta final, estão sendo realizados o acabamento da ponte e dos acessos, a pavimentação e a sinalização.

A travessia, em fase de implantação, possui 180 metros de comprimento e é dividida em quatro vãos. A largura total é de 13 metros, sendo uma pista com duas faixas, dois acostamentos e duas barreiras. Segundo o Ministério dos Transportes, o empreendimento é 1,5 metro mais alto que a estrutura anterior e irá suportar até 45 toneladas.

“O grande desafio ao longo dos meses de trabalho foi o prazo curto para a execução da obra. A empresa contratada trabalhou em dois turnos, inclusive nos finais de semana, a fim de entregar a obra em tempo recorde“, diz nota da pasta.

Esse é o último trecho totalmente bloqueado em estradas federais no Rio Grande do Sul após o desastre climático. Desde 20 de setembro, a travessia sobre o Rio Caí pode ser feita pela Ponte da Cooperação, estrutura provisória capitaneada por empresários e moradores.

Luca Roth

Recent Posts

Horóscopo para sexta-feira, 25 de abril: O céu pede leveza e desapego

Nesta sexta-feira, a influência da Lua minguante convida à introspecção, à organização emocional e ao…

1 hora ago

Pré-romarias ao Santuário de Caravaggio iniciam neste sábado (26), em Farroupilha

Primeiro final de semana marca a 11ª romaria dos motorhomes e 18ª romaria dos caminhoneiros

2 horas ago

Após reunião com Prefeitura de Caxias do Sul, servidores irão paralisar atividades em maio

Categoria rejeitou nova proposta entregue, servidores estarão em operação padrão até 16 de maio, quando…

3 horas ago

Audiência pública apresenta diagnóstico do plano de gestão do Vale dos Vinhedos nesta quinta (24)

Reunião vai detalhar etapa atual do Plan-Vale, que propõe equilibrar desenvolvimento, preservação ambiental e identidade…

3 horas ago

Evento sobre mentalidade estratégica para negócios será sediado em Caxias do Sul

DNA Connect Serra Gaúcha pretende potencializar networking e inteligência de mercado

4 horas ago

Responsável por ponto de tráfico de drogas é presa no bairro Jardim Eldorado, em Caxias do Sul

A Brigada Militar prendeu uma mulher por tráfico de entorpecentes no bairro Jardim Eldorado, em…

4 horas ago

This website uses cookies.