Últimas

Auditoria no Bolsa Família cancela 78% dos cadastros em lares visitados em Caxias do Sul

A Fundação de Assistência Social (FAS) está intensificando a auditoria sobre os cadastros do Bolsa Família em Caxias do Sul. Entre o dia 26 de novembro do ano passado até esta quinta-feira (16), foram efetuadas 108 visitas de verificação dos cadastros unipessoais. Desse total, 85 foram cancelados. Ou seja, 78% deles não atendiam aos critérios e não poderiam estar recebendo o benefício do Bolsa Família. Os outros 23 cadastros não apresentaram irregularidades e seguem com o pagamento ativo.

Segundo o presidente da FAS, Samuel Avilla, o trabalho vai prosseguir de forma intensiva ao longo dos próximos meses. O objetivo é garantir que os benefícios sejam direcionados exclusivamente para as pessoas que têm direito.

Nessas visitas, os técnicos verificam se os dados do cadastro estão informados corretamente. Essas informações dizem respeito ao número de pessoas que moram na casa e renda do grupo familiar, por exemplo. Ao todo, no ano passado, foram realizadas 796 visitas de atualização cadastral. Além disso, outros 393 inscrições novas foram criadas para pessoas que procuraram diretamente o Cadastro Único.

Foco está nos cadastros de pessoas que moram sozinhas

Conforme a FAS, as visitas para atualização dos cadastros do programa Bolsa Família foram intensificadas nos últimos meses a pedido do Prefeito Adiló Didomenico (PSDB), depois de reunião na Prefeitura de Bento Gonçalves em novembro passado. Na ocasião, o prefeito buscou entender entender a metodologia empregada na atualização do Bolsa Família no município.

Assim, o foco é na avaliação dos cadastros unipessoais – feitos por pessoas que informam que residem sozinhas. A partir de 2020, como uma resposta imediata aos impactos dobre a população mais vulnerável, o Governo Federal flexibilizou os critérios para a realização do cadastro desse grupo. O procedimento podia ser feito até mesmo por telefone, como uma forma de agilizar a concessão de benefícios. Passado o momento crítico, porém, as equipes do Cadastro Único passaram a visitar esses endereços para conferir os dados que foram informados no momento em que o cadastro foi feito.

No total, em Caxias do Sul são 1.536 cadastros dessa modalidade de homens e outros 1.023 de mulheres, totalizando 2.559 cadastros unipessoais. Desse contingente, aproximadamente 800 são pessoas em situação de rua que recebem o benefício.

Marcelo Passarella

Recent Posts

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

6 horas ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

6 horas ago

Prefeitura de Caxias do Sul apresenta balanço de ações realizadas após um ano das enchentes

Dos R$ 20 milhões utilizados para recuperação da cidade, mais de R$ 10 milhões são…

6 horas ago

Ambulatório Trans completa um ano de atendimento especializado em Caxias do Sul

O serviço já soma 990 atendimentos neste primeiro ano de atuação na cidade

7 horas ago

Caxias vence o Guarani, entra no G-8 e segue 100% como mandante na Série C

Jogo marcou a estreia do técnico Júnior Rocha no comando grená

8 horas ago

Confira o resultado das loterias desta segunda-feira (28)

Foram sorteados os prêmios da Quina, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena e a Super Sete

8 horas ago

This website uses cookies.