Segurança

Servidores da Receita Federal no RS são presos por suspeita de contrabando

Uma ação da Polícia Federal (PF) culminou com a prisão de quatro servidores da Receita Federal no Rio Grande do Sul. Eles foram detidos em Santa Maria, Região Central do estado, durante a Operação Entreposto, conjunta entre PF e Corregedoria da Receita Federal no Brasil, na manhã desta quarta-feira (6). O objetivo das autoridades é desarticular esquema criminoso realizado por servidores públicos que utilizam seus cargos para desviar e se apropriar de mercadorias aprendidas em fiscalização para, depois, vender os bens no mercado informal.

As ordens judiciais foram cumpridas nos municípios de Santa Maria, Pelotas, Lajeado, Braga, Santo Augusto e Chapecó (SC). Segundo a investigação, oriunda de denúncia da superintendência da autarquia no estado, servidores fraudavam os registros de apreensão, de modo que apenas uma parte dos produtos apreendidos ingressasse de fato ao depósito de mercadorias em Santa Maria.

A comercialização destes bens era realizada, em regra, por grupo de fora do serviço público. Eles repassavam os valores das vendas aos agentes da Receita mediante comissão. Os particulares, que atuam de forma associada aos servidores públicos, possuem antecedentes por contrabando/descaminho, além de diversas autuações pelo próprio órgão fiscal.

A Polícia Federal identificou, ainda, a participação de um policial militar de Santa Catarina, lotado na inteligência do órgão, que além de auxiliar na operacionalização das abordagens a alvos potenciais, prestava apoio na venda e na destinação de produtos desviados.

A Operação Entreposto apura os crimes de peculato, facilitação ao contrabando ou descaminho, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Atuaram aproximadamente 90 policiais federais e 16 integrantes da Corregedoria da Receita Federal, tendo sido cumpridos nove mandados de prisão preventiva, 15 mandados de busca e apreensão, três mandados de busca pessoal e 12 medidas cautelares, além do sequestro de 22 imóveis e 24 veículos, bem como o bloqueio de contas bancárias dos investigados, com valor aproximado de R$ 37 milhões.

Maicon Rech

Recent Posts

Arruda no Dia das Mães: um presente simples que representa proteção e boas energias

Descubra como presentear com arruda no Dia das Mães simboliza proteção, amor e boas energias…

28 minutos ago

Por que a Rosa-do-deserto é um presente inesquecível para mães apaixonadas por plantas exóticas

Surpreenda sua mãe com uma Rosa-do-deserto, o presente perfeito para quem ama plantas exóticas e…

32 minutos ago

Zamioculca no Dia das Mães: entenda por que ela representa força e prosperidade

Descubra por que a zamioculca é o presente perfeito no Dia das Mães, simbolizando força,…

45 minutos ago

Por que a Costela-de-Adão é o presente ideal para mães modernas e estilosas

Descubra por que a Costela-de-Adão é o presente perfeito para mães modernas, unindo estilo, simbolismo…

53 minutos ago

Grêmio sai na frente, mas cede o empate para o Vitória e segue no Z-4 do Brasileirão

Tricolor apresentou pouco futebol e não saiu da igualdade por 1 a 1, no Barradão

4 horas ago

Semana do trabalhador começa com mais de 300 vagas abertas em Caxias do Sul

Os interessados em se candidatar devem comparecer a sede do Sine com documentos como o…

5 horas ago

This website uses cookies.