Foto: Reprodução/Diocese de Joaçaba
O município de Pinto Bandeira promove no próximo domingo, dia 4, a tradicional Festa das Capelinhas, um evento que preserva costumes da cultura italiana e reúne as comunidades locais. A celebração contará com missa, encontro de catequese e um almoço festivo no salão paroquial.
As capelinhas, pequenas imagens ou oratórios que circulam pelas casas das comunidades, são zeladas por moradoras que organizam as visitas diárias às residências. Além de abençoar os lares, a prática fortalece os laços entre vizinhos. O ponto alto da festividade será o encontro das zeladoras e das capelinhas no centro da cidade.
A programação religiosa começou na quinta-feira (1°), com um tríduo no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, o primeiro santuário mariano do Rio Grande do Sul. Conforme o pároco padre Clóvis Luiz Rombaldi, cada dia do tríduo propõe uma reflexão especial: na quinta, às 19h30, o tema foi “Maria, acolhei-nos como peregrinos de esperança”; nesta sexta-feira, também às 19h30, “Maria, conduzi-nos até a Porta Santa, que é Jesus”; e no sábado, às 18h, “Maria, na caridade está nossa esperança”.
No domingo, haverá missa às 9h e às 10h30, esta última com transmissão ao vivo pela Rádio Bento AM 1070, no programa italiano Via de vanti, para permitir que zeladoras com dificuldades de locomoção acompanhem a celebração de casa. Após a missa, a comunidade se reúne para o almoço festivo no salão paroquial. Interessados devem reservar ingressos na secretaria paroquial ou com os festeiros.
Além da festa, padre Clóvis anunciou que esta será a última edição no piso térreo do salão paroquial, já que no dia 31 de maio serão inauguradas as obras de revitalização e restauro do santuário. A celebração de inauguração ocorrerá às 17h30.
O mês de maio, lembrado tanto como o mês de Maria quanto das mães, inspira também orações especiais pelas mães da comunidade.
“Queremos rezar por todas as mães, que disseram sim à vida, como Maria, mãe de Jesus, e agradecer a Deus por esse dom”, destacou o padre.
*Com informações de Pedro Vitor Rizzo – Reportagem do Grupo RSCOM
Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…
Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…
Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…
Avistou uma jaguatirica perto do sítio? Veja o que fazer para proteger sua família e…
Aquela pia opaca, com manchas de gordura ou pontos escurecidos ao redor do ralo pode…
Saiba como cuidar do pau-d’água mesmo em ambientes escuros com essas 4 dicas práticas e…
This website uses cookies.