Negócios e Mercado

Vinitaly 2024 se transforma em vitrine para vinícolas da Serra Gaúcha

Nove vinícolas da Serra Gaúcha participaram da Vinitaly 2024. O evento é considerado como a maior exposição de vinhos do mundo. A mostra se realizou de 14 a 17 de abril, em Verona, na Itália.

As empresas gaúchas fizeram parte do estande do Rio Grande do Sul, que foi instalado durante um roteiro internacional realizado pelo governador Eduardo Leite e um grupo de empresários gaúchos, na Itália e Alemanha. O espaço de divulgação e negócios foi organizado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Turismo; e de Agricultura, Pecuária e Irrigação.

A finalidade foi promover o setor vitivinícola e o enoturismo do Rio Grande do Sul. Atualmente, o estado é considerado como o maior produtor de uva, sucos de uva, vinhos e espumante do Brasil. Em 2023, o Estado foi responsável por 90% da produção nacional de vinhos e sucos de uva, 85% da produção de espumantes, e mais da metade da produção de uva no Brasil. Além disso, aprofundar relações institucionais e realizar negócios do Rio Grande do Sul com a Itália, à véspera dos 150 anos da imigração italiana no Estado, que serão celebrados em 2025.

O estande gaúcho na Vinitaly contou com a participação das vinícolas Miolo, Aurora, Don Giovanni, Favian, Tenuta Foppa & Ambrosi, Don Guerino, Casa Valduga, Pizzato Vinhas e Vinhos, e Viapiana. Ao avaliar a participação na Vinitaly, o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Daniel Panizzi, ressaltou a parceria do governo do Estado e a importância das vinícolas da Serra terem participado da mostra.

“A Vinitaly é feira majoritariamente de vinhos italianos, mas ela concentra importadores do mundo inteiro. O Brasil precisa se posicionar, mundialmente, como um produtor de vinho. E esse trabalho é abrindo garrafa, é expondo produto. Nada melhor do que fazer isso, em uma feira que concentra todos os compradores de vinhos do mundo”, avalia Panizzi.

O empresário também é diretor da Vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira. É a primeira vez que a empresa participa de uma exposição internacional. Conforme Daniel, a Vinitaly veio em um momento em que a empresa inicia um processo de posicionamento como exportadora de vinhos e espumantes.

“Uma oportunidade de podermos iniciar um trabalho de demonstração, mas é um processo embrionário. Sabemos que temos um caminho longo pela frente. A Vinitaly é uma feira com a participação de importadores do mundo inteiro. Como o vinho italiano é uma referência, ela conseguiu trazer para Verona, inúmeros compradores, que também buscam produtos de outras regiões”, projeta Daniel Panizzi.

Fernando Santos

Recent Posts

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

49 minutos ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

1 hora ago

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

2 horas ago

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

2 horas ago

Obra na ERS-122 causa congestionamento em Farroupilha

Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…

3 horas ago

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

4 horas ago

This website uses cookies.