Um final de tarde com calor e céu azul, mas com brisa e muita sombra, um cenário inusual para um anúncio positivo. O gramado ao lado do heliponto da vinícola Miolo foi o local escolhido pela Secretaria Municipal de Agricultura para a entrega de dois projetos de lei de origem executiva ao poder legislativo de Bento Gonçalves, A cerimônia contou com cerca de 50 convidados, entre eles vereadores, secretários, mas, especialmente viticultores e donos de cantinas. Afinal os dois projetos visam a qualificação da produção de uvas viníferas nas propriedades familiares. O objetivo era evidente: buscar o apoio de vereadores na aprovação dos projetos e dar visibilidade à iniciativa, que surgiu de conversas entre a prefeitura e o presidente da Aprovale, Sandro Valduga, portanto, personagem de protagonismo no evento de quarta-feira, 24.
O primeiro projeto apresentado incentiva a produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras e aquisição de mudas viníferas no Município. O secretário de Agricultura, Volnei Christófoli, destaca que “o projeto é pioneiro e inovador, e com isso nós incentivamos o plantio de espaldeiras, e consequentemente a produção de uma uva de maior qualidade, fazendo com que a gente consiga automaticamente produzir vinhos de melhor qualidade, mais ainda do que nossa cidade já tem e produz. São projetos comuns na Europa, e é pioneiro, justamente porque é inédito aqui no Estado”.
Cada agricultor vai ter direito a um hectare por ano em sua propriedade, para o plantio das uvas viníferas em parreiras de espaldeiras. A prefeitura fará o registro de preço, e indicar os viveiros que as mudas poderão ser compradas. O subsídio será de 50% dos custos da compra.
Outro projeto apresentado é voltado para o aumento das horas/máquina, alterando a legislação já existente, possibilitando que o agricultor tenha mais recursos com horas máquinas em sua propriedade. As horas/máquina terceirizadas terão seu valor aumentado de 8 URM para 12 URMs, a partir de janeiro do próximo ano.
O presidente da Aprovale, Sandro Valduga destacou a importância do trabalho do produtor de uvas e de forma clara salientou uma preocupação crescente no meio, que é a da crescente urbanização do meio rural. “Recebemos mais de um milhão de visitantes por ano, vendemos nossos produtos para diversos países e hoje atraímos os olhares de milhares de pessoas mundo. Pensando nisso precisamos agora proteger nosso legado para as gerações futuras, para que tenham uma Bento Gonçalves preservada e continuem nossa vocação. Foi pensando nisso que levamos essa ideia ao poder público, de um projeto que recuperasse as áreas de vinhedos, incentivando os produtores de uva e dando base e informação para ampliar seus vinhedos, e com uma colheita de uvas de qualidade”.
O projeto foi assinado e entregue ao presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto e vereadores presentes na cerimônia, Agostinho Petroli, Anderson Zanela, Idasir dos Santos, Jocelito Tonietto e Thiago Fabris para que seja encaminhado para votação. “Diversos projetos de incentivo ao interior passam por nós vereadores para aprovação. E hoje mais dois projetos de grande magnitude sobem para debate na câmara. Parabéns, são projetos que beneficiam as pessoas que estão na ponta trabalhando de formula hercúlea e heroica para que o setor seja cada vez mais produtivo”, salienta o presidente.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou que estes projetos incentivam o agricultor que quer fazer o vinho, a cantina que irá crescer. Um projeto para os próximos anos, e logo teremos um vinho com ainda mais qualidade do que nossa cidade já apresenta”, finalizou lembrando que o movimento pode iniciar tímido mas terá multiplicação em forma geométrica em breve.
O projeto é desenvolvido com a parceria da EMATER, Embrapa e IRFS-RS.
Fotos: Rodrigo De Marco/Assessoria de imprensa
Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…
Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…
Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…
Avistou uma jaguatirica perto do sítio? Veja o que fazer para proteger sua família e…
Aquela pia opaca, com manchas de gordura ou pontos escurecidos ao redor do ralo pode…
Saiba como cuidar do pau-d’água mesmo em ambientes escuros com essas 4 dicas práticas e…
This website uses cookies.