Geral

Viva com Saúde – 06/09/2023 – Estudo mostra que rir pode beneficiar o coração

Rir é o melhor remédio. Gargalhar pode, por exemplo, fazer bem à saúde do coração ao aumentar o fluxo sanguíneo pelo corpo, de acordo com um estudo brasileiro apresentado na reunião anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Amsterdã.

A pesquisa reuniu 26 adultos com idade média de 64 anos diagnosticados com doença arterial coronariana. O estudo descobriu que a terapia do riso aumentou a capacidade funcional do sistema cardiovascular, segundo o médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Marco Saffi, autor principal do estudo.

A doença arterial coronariana é causada pelo acúmulo de material gorduroso nas paredes das artérias que fornecem sangue ao coração. Os participantes foram acompanhados durante três meses e divididos em dois grupos. O primeiro assistia a dois programas de comédia com uma hora de duração por semana, incluindo comédias populares. A outra metade assistia a dois documentários com assuntos sérios, que abordavam temas políticos e sobre o meio ambiente.

Ao término do período de estudo, o grupo que assistiu às comédias experimentou um aprimoramento de 10% em um teste destinado a medir a capacidade do coração de bombear oxigênio por todo o corpo. O riso beneficia o coração ao liberar endorfinas, que reduzem a inflamação e promovem o relaxamento do coração e dos vasos sanguíneos. Além disso, diminui os níveis de hormônios do estresse, que exercem pressão sobre o sistema cardiovascular, afirma o médico.

Foram conduzidos ainda exames de sangue para verificar biomarcadores inflamatórios que fornecem indícios sobre a quantidade de placa acumulada nas paredes dos vasos sanguíneos e o risco potencial de eventos cardíacos ou derrames.

Os resultados indicaram uma redução significativa desses marcadores inflamatórios quando comparados ao grupo de controle. “A inflamação é uma parte substancial do processo de aterosclerose, no qual as placas se acumulam nas artérias. A terapia do riso poderia ser incorporada em instituições de saúde para pacientes com risco de problemas cardíacos”, sugere o médico.

Patricia Larentis

Recent Posts

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

9 minutos ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

20 minutos ago

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

1 hora ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

2 horas ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

2 horas ago

Como agir se uma jaguatirica aparecer perto do sítio ou condomínio

Avistou uma jaguatirica perto do sítio? Veja o que fazer para proteger sua família e…

2 horas ago

This website uses cookies.