Geral

Vinícola de Bento Gonçalves ganha espaço no mercado online com plataforma Envino e aumenta visibilidade

As pequenas vinícolas do Rio Grande do Sul precisaram se reinventar em 2020. Por conta da crise enfrentada no país, o turismo na região atrapalhou as vendas de vinho e a única forma de conseguir mais visibilidade foi com o comércio digital. Alguns produtores gaúchos, como a vinícola Cainelli de Bento Gonçalves, entraram para a plataforma Envino e conseguiram um sucesso quase imediato na venda de vinhos pela internet.

Em apenas uma semana, segundos dados da própria plataforma, cerca de 70% do estoque de vinhos das pequenas vinícolas gaúchas foram vendidos. Isso significa que mais de mil pedidos foram feitos em apenas sete dias, com quase metade dos clientes buscando três garrafas ou mais por entrega. Um sucesso imediato que mostra um sinal positivo para este ano, e também para o futuro do mercado de vinhos.

Com cerca de sete anos de atuação no comércio nacional, a Envino é uma plataforma especializada na venda de vinhos por todo o Brasil e foi quem sugeriu a parceria com as pequenas vinícolas do Rio Grande do Sul. Segundo Ari Gorenstein, que trabalha na empresa digital, o objetivo foi aumentar a visibilidade desses produtos, principalmente na crise atual, e também oferecer um catálogo cada vez mais diversificado aos clientes.

Além da Cainelli, outras três vinícolas conhecidas da região também entraram para o catálogo da plataforma: a Don Giovanni, a Don Guerino e a Bertolini. A expectativa para os próximos anos é que ainda mais produtores consigam aderir ao projeto, ou até mesmo explorar o comércio digital de outras maneiras. O sucesso de venda desses produtos pode servir de exemplo para que as vinícolas conheçam um pouco mais do potencial dessas plataformas online.

E-commerce em alta

Esse movimento de apostar no mercado online não está acontecendo apenas com o vinho. Na verdade, por conta da crise deste ano, o e-commerce bateu recordes e se mostrou cada vez mais efetivo no comércio nacional. Uma prova disso foi a inauguração do centro de distribuição da Amazon em Nova Santa Rita. A empresa norte-americana é uma referência no varejo online e está ampliando os negócios no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Além disso, os números também apontam para um crescimento deste setor. Neste ano, o e-commerce atingiu cerca de 11% das vendas totais no varejo. Um número que pode parecer pequeno, mas que é a prova do excelente momento que este setor vive. Até 2019, essa taxa não passava dos 5%, e nos períodos anteriores era ainda menor. Ou seja, a expectativa é de alta para o futuro próximo.

O Rio Grande do Sul é uma referência para toda a região Sul do País, pois representa 40% das vendas online que aconteceram neste ano. Por conta disso, não é surpresa para ninguém a aposta da Amazon e da Envino na região. Os bons números na plataforma de vinhos online, por exemplo, mostram que o estado tem potencial para o varejo na internet, principalmente se souber trabalhar com esse setor.

Sucesso online

Além de ser uma novidade, as boas vendas dos vinhos gaúchos na plataforma também foram conquistadas pela promoção de frete desses produtos. Assim, vários usuários buscaram comprar mais de uma garrafa para aproveitar a entrega grátis. Na verdade, esse tipo de ação é comum em plataformas digitais e costuma dar um resultado positivo. Por exemplo, os melhores casinos online costumam oferecer bônus sem depósito para os novos usuários. É uma forma de chamar a atenção do cliente que não conhece esses jogos de aposta online. Essa degustação grátis também é comum em plataformas de streaming, tanto de música como de filmes. Todos os novos clientes que se cadastram costumam ganhar algum tempo gratuito para conhecer melhor o serviço e a ferramenta.

Por isso, é importante conhecer como funciona o varejo online para tirar o melhor possível da situação. A Envino foi uma boa maneira para essas pequenas vinícolas ganharem espaço, mas não é a única forma. Os pequenos produtores podem também abrir o próprio site, ou plataforma, em busca de maior divulgação. Atualmente, com o uso das redes sociais, é possível que uma pequena empresa tenha um alcance maior, seja no estado ou até mesmo no Brasil inteiro. É nesse ponto que o uso do marketing digital é quase que essencial.

Após atravessar um ano com diversos problemas, as pequenas vinícolas podem terminar o mês de dezembro com uma projeção otimista para o futuro. O e-commerce está em alta por todo o território brasileiro, e o Rio Grande do Sul é uma referência para este mercado. Além disso, também foi possível perceber que o vinho tem espaço no comércio digital e pode ser a solução para não depender apenas do turismo.

Redação Leouve

Recent Posts

Como proteger seus pets do encontro com um teiú no quintal

Saiba como evitar encontros perigosos entre seus pets e um teiú no quintal com dicas…

1 hora ago

Vinagre com detergente: a mistura caseira que acaba com formigas em minutos

Aprenda como usar vinagre com detergente para eliminar formigas em minutos com essa mistura poderosa…

2 horas ago

Romaria de Caravaggio, em Farroupilha, terá venda antecipada de passagens; confira valores

Durante os dias da festa também será possível adquirir passagens, seja nas rodoviárias e nos…

2 horas ago

Morre PM de Caxias do Sul ferido em explosão em depósito da Defesa Civil

O acidente aconteceu no dia 3 de abril de 2025, quando o soldado Alberto Luiz…

2 horas ago

Truque com arroz cru para eliminar umidade de armários e gavetas

Aprenda como usar arroz cru para eliminar a umidade de armários e gavetas com um…

2 horas ago

Advogado de Caxias do Sul disputa vaga de desembargador no TRE-RS

Donato integra a lista sêxtupla formada pelo Conselho da Magistratura do TJRS, após votação entre…

2 horas ago

This website uses cookies.