Geral

Vereadores decidem por unanimidade afastar Sperotto da Comissão de Ética

Vereador Sperotto (segundo à direita) está fora da comissão de ética (Fotos: Gerson Lenhard)

Por 15 votos favoráveis e a abstenção do próprio vereador, os vereadores de Bento Gonçalves acolheram a proposição de número 16 de 2018 e cassaram a condição de relator do Conselho de Ética da Casa de Gustavo Sperotto (DEM). A proposição foi formulada pelo vereador Moacir Camerini (PDT) em função da recente polêmica na qual se envolveu Sperotto, quando teria se omitido a respeito de uma suposta negociação envolvendo uma emenda ao Plano Diretor.

Christofolli faz parte da bancada do PP

Sperotto ainda tentou justificar seu trabalho na Comissão, e relatou sobre uma censura ao vereador Camerini pela sua ausência a uma reunião da Comissão Técnica da Saúde, por ele presidida. À época, ele alegou estar afônico, mas havia participado de reunião partidária momentos antes. Ainda assim, a ponderação de Sperotto não foi suficiente e seus colegas de mandato concordaram em afastá-lo da Comissão de Ética. Agora os vereadores que compõem o grupo deverão se reunir e indicar novo relator.

Chamou atenção ainda, durante a sessão desta segunda-feira, o acolhimento de um Pedido de Informações assinado por quatro vereadores da bancada governista, Volnei Christofoli, Neri Mazzochin, Rafael Pasqualotto e Eduardo Viríssimo, todos do PP, que desejam obter do Executivo acerca de convênio entre a prefeitura e o Bento Vôlei no período de 2013 a 2017. Dentro destas informações, querem saber ainda em quanto teria sido beneficiada a microempresa Dentinho Serviços, de propriedade de Rafael Fantin, à época amigo do prefeito Guilherme Pasin e hoje pré-candidato a deputado estadual pelo partido Novo.

Os vereadores Agostinho Petrolli e Idasir dos Santos (ambos do PMDB) e Anderson Zanella (PSD), entre outros, ocuparam a tribuna para lamentar as denúncias envolvendo os vereadores da Casa que teriam recebida propina para votar emenda ao plano diretor. Até o momento a CPI não está criada nem há assinaturas para que ela seja criada.

Santos chegou a dizer que, se hoje precisasse optar por concorrer à reeleição, possivelmente não tentaria a mesma. “Tenho colhido muito mais decepções do que alegrias”, afirmou.

Outro que se mostrou muito irritado foi Jocelito Tonietto (PDT), que pela segunda vez vai à tribuna lamentar o vazamento das denúncias do pagamento de propina em troca de emenda parlamentar. Diz ter sido “metralhado”, mas que é responsável pela sua assinatura. “Cada vereador sabe o que faz, e eu assumo a minha”. Mas, ainda indignado, perguntou: “Quem vai resgatar o meu nome?”

Pasqualotto demonstrou irritação

Em tom bem mais cauteloso, o presidente da Casa, Moisés Scussel Neto (PSDB), pediu prudência e demonstrou que a ideia da criação de uma CPI – antes quase acolhida pela mesa diretora – pode estar perdendo força. “Devemos lembrar que qualquer resultado de uma CPI obrigatoriamente será posto num relatório e então encaminhado ao Ministério Público, que já está investigando a questão”.

Já o vereador Pasqualotto defendeu com veemência sua independência e poderes como vereador. “Fui eleito com mais de 1,8 mil votos e tenho o direito e o dever de ouvir todos os lados, inclusive o dos construtores. Por que ninguém denuncia que também os moradores do bairro São Bento tiveram reuniões com vereadores?”, questionou, ao mostrar um abaixo-assinado com 19 assinaturas de cidadãos que, segundo ele, desejam construir no bairro.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

25 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

53 minutos ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

1 hora ago

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

2 horas ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

3 horas ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

3 horas ago

This website uses cookies.