Geral

Serviço materno-infantil tem previsão de início para metade do próximo ano no Hospital Virvi Ramos

Nesta semana, foi divulgado que o Hospital Virvi Ramos irá assumir o serviço materno-infantil pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Caxias do Sul. Um protocolo de intenções foi assinado com a administração municipal. A diretora do complexo hospitalar, Cleciane Doncatto Simsen reconhece o desafio para preparação da estrutura física, compra de equipamentos e capacitação de equipes, mas garante que a instituição tem capacidade para fazer um trabalho de excelência.

Ela informa que existe espaço não ocupado dentro do hospital que precisa ser reformado e adaptado com as normas de saúde. Pondera que é necessário um tempo para que o serviço comece a funcionar na instituição. Explica que a projeção é que até o início do ano os projetos e orçamentos possam ser aprovados para começo das obras. Acresce que a previsão é que os trabalhos durem no máximo nove meses, mas que se buscará concluir as obras em cerca seis meses, diante da ausência de imprevistos. “É preciso preparar com qualidade. Não é só trocar de endereço. É preciso criar protocolos, capacitar equipes, desenhar jornada de atendimentos das pacientes…”, pontua ela. Leitos de UTI neonatal, salas de partos e leitos de internação, são alguns dos espaços que serão criados na futura estrutura. Além disso, a diretora estima mais de 100 profissionais diretos e terceirizados para a nova atividade.

Por fim, Cleciane ressalta que a instituição, em sua trajetória, tem em seu DNA ser referência para o Município sempre quando necessário, seguindo os preceitos de seu fundador de sempre fazer o bem. Além disso, lembra que a atividade de maternidade na instituição também já foi referência para Caxias e para o SUS no passado. As primeiras residências em Pediatria na cidade foram na unidade justamente devido ao histórico materno-infantil. “Muito significativo garantir que a população em Caxias e nos município adjacentes não tenham que se deslocar para cidades mais distantes em um momento tão especial para a mulher que é o nascimento de um filho”, pontua.

O serviço materno-infantil pelo SUS funcionou no Virvi Ramos até 1990. Já pelo convênio, a maternidade ficou ativa até o ano de 2018.

Lembre: Associação Cultural e Científica Virvi Ramos irá assumir o serviço materno-infantil pelo SUS em Caxias do Sul

O serviço materno-infantil está garantido em Caxias do Sul. O prefeito Adiló Didomenico e a secretária Municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, assinaram Protocolo de Intenções com a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, entidade que irá assumir o serviço.

O documento foi assinado na terça-feira (28) pelo presidente da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, Nelson D’Arrigo, e pela diretora do Complexo Hospitalar Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, em reunião que teve ainda a presença do gerente comercial da instituição, Geraldo da Rocha Freitas Júnior.

Diego Pereira

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Em jogo polêmico, Internacional perde para o Corinthians no Brasileirão

Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…

16 minutos ago

Veja os resultados das loterias deste sábado (03)

A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…

39 minutos ago

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

2 horas ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

2 horas ago

Morador de Taquara é suspeito de abusar de 158 crianças, total pode ultrapassar 700 vítimas

Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul

4 horas ago

Casal é preso por sequestro e extorsão em Venâncio Aires

O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…

5 horas ago

This website uses cookies.