Geral

SEMMA retoma castrações de animais em Caxias do Sul

As castrações em cães e gatos realizadas através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) voltaram a ser realizadas nesta semana em Caxias do Sul. O programa realizou os procedimentos em mais de 3,6 mil animais na cidade, no ano de 2021.

O programa tem como objetivo combater o abandono, e busca formas de controlar a superpopulação dos animais, que ao ter acesso à rua, se reproduzem rapidamente.

O coordenador do departamento de Proteção Animal da SEMMA, Paulo Vinícius Bastiani, destaca como estão sendo realizados os cadastros e quem pode procurar o serviço. “O programa de castração ele é voltado principalmente para pessoas em vulnerabilidade social. Aquele que possui participação em algum programa de benefício do Governo, já é automaticamente autorizada a castração do animal desta pessoa. Como que funciona: ela pode retirar a ficha diretamente aqui na Secretaria do Meio Ambiente, ou então nas UBSs, e tem algumas protetoras da causa animal que tem a disponibilidade essas fichas. Ela vai preencher uma ficha para cada animal que ela deseja que ocorra a castração, e devolve na secretaria ou na UBS para assim, fazermos a autorização e encaminhar para à clínica responsável, a qual entrará em contato para agendar uma data para o procedimento”. Paulo ainda relata que as fichas aprovadas e não contempladas com a castração em 2021 seguem válidas e já foram repassadas à clínica responsável pelo serviço.

A expectativa da secretaria é de que até 8 mil castrações sejam realizadas até o final de 2022. O investimento para os procedimentos será em torno de R$ 1 milhão.

Para retirar as fichas na SEMMA, o endereço fica na Avenida Ruben Bento Alves, 8308, no bairro Cinquentenário e atende de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. É preciso levar um documento de identificação (RG, CPF ou CNH). As fichas de castração têm validade até o final do ano. O telefone para mais informações é (54) 3901-1445.

(Foto: Vanessa Teixeira/SEMMA)
(Foto: Vanessa Teixeira/SEMMA)
(Foto: Vanessa Teixeira/SEMMA)
(Foto: Vanessa Teixeira/SEMMA)
(Foto: Vanessa Teixeira/SEMMA)
(Foto: Vanessa Teixeira/SEMMA)

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

10 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

38 minutos ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

50 minutos ago

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

2 horas ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

2 horas ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

3 horas ago

This website uses cookies.