Foto: Daniela Xu/Prefeitura de Caxias/divulgação
A 46ª Expointer, em Esteio, foi palco da assinatura de um contrato de operação de crédito no valor de R$ 23,7 milhões para obras de contenção de alagamentos em Caxias do Sul pelo prefeito Adiló Didomenico, nesta quarta-feira (30). O documento oficializa, por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o financiamento, também, de estudo para elaboração do Plano Diretor de Águas Pluviais. O ato aconteceu com a presença do vice-presidente e diretor de operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior.
O recurso será destinado para a execução de cinco obras de drenagem pluvial, visando reduzir os danos causados pelas chuvas. Conforme o prefeito, aproximadamente 95 mil pessoas devem ser beneficiadas, somando as regiões que serão abrangidas.
“Hoje são mais de 30 mil pessoas que estão diretamente expostas, em risco por conta de eventuais alagamentos”, disse Adiló Didomenico.
Os reservatórios de amortecimento, também conhecidos como tanques de contenção de água pluvial, têm como objetivo reter grande volume de água liberando aos poucos para a tubulação, evitando a sobrecarga na estrutura de drenagem e o transbordamento dos arroios. Eles serão instalados nos seguintes locais:
Para o chefe do executivo, os tanques se mostraram como opções seguras e totalmente viáveis. Ele lembrou de um projeto semelhante, no bairro Pôr do Sol, que possibilitou, inclusive, a construção de uma área de lazer em cima do reservatório.
“Vai nos dar condições claras de planejamento e domínio sobre o escoamento das águas da chuva, para evitar alagamentos, e também para planejar a cidade para o futuro”, observa Adiló.
De acordo com a prefeitura, parte do valor será destinado ao Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais, que mapeará toda a rede de drenagem existente, facilitando a localização para eventuais reparos.
“Todas as obras contempladas no financiamento são de muita importância para o município, mas o Plano Diretor será um verdadeiro marco regulatório, pois hoje os técnicos precisam se debruçar longamente sobre os projetos de cada prédio, loteamento, rua ou qualquer obra de drenagem”, explicou o secretário de Obras, Norberto Soletti.
Ainda, estão previstas no financiamento a canalização pluvial nas Ruas Eugênio Nicoletti, que contempla parte dos bairros São Caetano e Esplanada, e a implantação da rede de drenagem da Rua dos Lírios, beneficiando parte do bairro Charqueadas.
Conforme o secretário Soletti, a expectativa é que o Plano Diretor seja contratado ainda este ano e, os tanques e as obras de drenagem previstas, no máximo até o início do próximo ano. A administração argumenta que a escolha do BRDE se deu pela vantagem da proposta da instituição, a qual teria representado o segundo menor custo em termos de valor presente líquido dentre as propostas recebidas.
Aprenda como usar vinagre com detergente para eliminar formigas em minutos com essa mistura poderosa…
Durante os dias da festa também será possível adquirir passagens, seja nas rodoviárias e nos…
O acidente aconteceu no dia 3 de abril de 2025, quando o soldado Alberto Luiz…
Aprenda como usar arroz cru para eliminar a umidade de armários e gavetas com um…
Donato integra a lista sêxtupla formada pelo Conselho da Magistratura do TJRS, após votação entre…
Do ponto de vista econômico, a empresa destinou mais de R$ 50 milhões em impostos…
This website uses cookies.