Foto: Freepik
A segurança de motoristas e passageiros em carros de aplicativo é um tema constantemente debatido, especialmente por autoridades governamentais. Em resposta às crescentes preocupações e ao alto índice de crimes nesse tipo de serviço, um novo projeto de lei (PL) propõe a obrigatoriedade de câmeras de vigilância em carros de aplicativo.
De autoria do senador Cleitinho (Republicanos-MG), o Projeto de Lei 4.489/2023 visa prevenir ações indevidas durante as corridas e identificar os responsáveis por crimes dentro dos carros de aplicativo, caso ocorram. O projeto modifica a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), impondo novas obrigações às plataformas de transporte por aplicativo.
A proposta prevê:
Quanto às imagens gravadas, as plataformas de aplicativo terão acesso total às imagens e capturas, e elas podem ser utilizadas para solucionar diversos problemas, como desentendimentos entre motoristas e passageiros.
Tramitação do PL:
Objetivo do PL:
O PL 4.489/2023 ainda está em tramitação e gera debate entre especialistas e sociedade em geral. Os argumentos a favor são a maior segurança para todos, a prevenção de crimes e a investigação mais eficiente. Já os argumentos contra o Projeto de Lei criticam a invasão de privacidade, a possibilidade de uso indevido das imagens e o custo da instalação e manutenção das câmeras se tornar mais um peso para os motoristas dos carros de aplicativo.
A decisão final sobre sua aprovação ou não caberá ao Congresso Nacional.
Secretário Estadual de Logística e Transportes assegurou inclusão de estudo técnico no projeto de recuperação…
Entre os dias 22 e 29 de abril
Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…
Vítima de 36 anos sofreu lesões no ombro, queixo e pernas; ela foi socorrida pelos…
Vítima estaria pescando com um amigo
Presidente realizou pronunciamento no rádio e na televisão pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira…
This website uses cookies.