Geral

Operação resgata sete homens de condições análogas à escravidão em São Borja

Uma ação conjunta da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) e a Polícia Federal (PF) resgatou nesta quinta-feira sete trabalhadores que vinham sendo mantidos em condições análogas à escravidão em duas propriedades rurais no interior de São Borja. Os resgatados estavam alojados em ambientes insalubres e participavam da aplicação de agrotóxicos em lavouras de arroz sem o uso de qualquer equipamento de proteção individual.

A fiscalização, realizada ao longo da quinta-feira, dia 3/2, visitou duas propriedades rurais e encontrou quatro trabalhadores em más condições em uma das granjas e três em outra. Todos os resgatados são homens adultos originários de cidades da região e estavam, em média, há dois meses nas propriedades. Além de estarem alojados em casebres insalubres, os trabalhadores nas duas fazendas faziam a aplicação de material agrotóxico sem uso de equipamentos de proteção, em situações em que tinham contato com o veneno direto na pele ou mesmo o aspiravam por falta de máscaras.

De acordo com o procurador do MPT-RS que acompanhou o caso, Hermano Martins Domingues, os resgatados relataram efeitos adversos constantes do contato com o veneno, incluindo tonturas e desmaios. Estiveram também presentes na ação os auditores-fiscais do trabalho Aline Dias de Oliveira Galvão e Jorge André Borges de Souza, da Gerência Regional do Trabalho de Uruguaiana, que abrange a região de São Borja, e o chefe da delegacia da Polícia Federal em São Borja, Marcio Alves Mathias. Um dos proprietários de uma das granjas chegou ao local no momento da inspeção e foi autuado em flagrante. Os homens serão agora encaminhados para a rede de acolhimento.

Fonte: Rádio Guaíba

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Como proteger seus pets do encontro com um teiú no quintal

Saiba como evitar encontros perigosos entre seus pets e um teiú no quintal com dicas…

1 hora ago

Vinagre com detergente: a mistura caseira que acaba com formigas em minutos

Aprenda como usar vinagre com detergente para eliminar formigas em minutos com essa mistura poderosa…

2 horas ago

Romaria de Caravaggio, em Farroupilha, terá venda antecipada de passagens; confira valores

Durante os dias da festa também será possível adquirir passagens, seja nas rodoviárias e nos…

2 horas ago

Morre PM de Caxias do Sul ferido em explosão em depósito da Defesa Civil

O acidente aconteceu no dia 3 de abril de 2025, quando o soldado Alberto Luiz…

2 horas ago

Truque com arroz cru para eliminar umidade de armários e gavetas

Aprenda como usar arroz cru para eliminar a umidade de armários e gavetas com um…

2 horas ago

Advogado de Caxias do Sul disputa vaga de desembargador no TRE-RS

Donato integra a lista sêxtupla formada pelo Conselho da Magistratura do TJRS, após votação entre…

2 horas ago

This website uses cookies.